Prefeitura de Primavera exclui parte dos funcionários de escola no enquadramento do PCC’s


“Esses profissionais também integram a carreira de profissionais da educação e devem ser reconhecidos dessa forma, recebendo, portanto, todos os direitos garantidos a todos os educadores”, disse Marileuza Rosa de Souza, dirigente da Subsede.

Publicado: 08/08/2022 16:19 | Última modificação: 08/08/2022 16:19

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Sintep/subsede Primavera

Uma Comissão com participação do Sintep Subsede Primavera está realizando o processo de Enquadramento dos profissionais ocupantes dos cargos que foram inclusos no PCCS, Lei 2079/2022. No cronograma de atendimento publicado, o processo se iniciou no dia 04 e vai até o dia 10 de agosto.

Auxiliares de Serviços Gerais, Vigias, Merendeiras e Motoristas que atuam na rede pública de ensino no município de Primavera do Leste ficaram de fora da lei e se sentem negligenciados pelo executivo, ao terem seu direito ao enquadramento de carreira, negado pela gestão, mesmo aqueles com a formação do Profuncionário.

Segundo a dirigente da Subsede do Sintep, Marileuza Rosa de Souza, após doze anos de luta, finalmente o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos trabalhadores foi aprovado, no entanto, o executivo desconstruiu o projeto proposto pela categoria, enviando  Câmara um texto que exclui parte dos trabalhadores.

Sintep/subsede Primavera

“Foram mais de uma década lutando para que o nosso PCC’s fosse aprovado. Apesar disso, quando finalmente foi para o Legislativo, tudo aquilo que havíamos construído coletivamente através de diálogo, foi ignorado e o projeto acabou sendo aprovado apenas com algumas emendas propostas pelo Sintep, mas não foi possível a inclusão de parte dos trabalhadores da educação que fora excluídos.
Algo totalmente injusto com esses profissionais, uma vez que eles também são educadores”, criticou Marileuza.
“Nós fizemos na época da votação do PCC’s, propostas de emendas com uma nova redação, alterando artigos, parágrafos, incisos e alíneas do PL n° 1292/2022, que dispõe sobre o Plano de Carreiras Cargos e Salários aos Profissionais da Educação Básica Pública do Município. Todas as emendas apresentadas foram aprovadas pelo legislativo. Apesar disso, o executivo vetou algumas delas e não fomos ouvidos”, disse.

Sintep/subsede Primavera

A sindicalista ressaltou ainda que, a categoria espera que a prefeitura mostre sensibilidade e revise a decisão de deixar de fora os auxiliares, vigias e as merendeiras. “Esses profissionais também integram a carreira de profissionais da educação e devem ser reconhecidos dessa forma, recebendo, portanto, todos os direitos garantidos a todos os educadores”, finalizou Marileuza.