Prazo de entrega do Kit uniforme para estudantes da rede estadual está vencido

Kits de uniforme incompletos amontoados nas escolas aguardam por “momento certo” para serem entregues

Publicado: 30/06/2022 18:32 | Última modificação: 30/06/2022 18:32

REPRODUÇÃO
Parte dos R$101,1 milhões investidos no Kit uniforme aguardam decisão do governo para chegarem aos destinatários

Após quatro meses do início do ano letivo, os 370.430 estudantes da rede pública estadual de Mato Grosso continuam sem o kit uniforme. O pacote contendo peças de vestuário escolar foi anunciado pela Secretaria de Estado de Educação, para entrega em março de 2022, após um investimento de R$ 101,6 milhões.

Palavra dada e não cumprida

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) faz a denúncia após profissionais da educação comunicarem que as escolas que receberam os kits (tênis, camiseta, bermuda, jaqueta, calça e mochila), estão proibidas de fazerem a entrega aos estudantes.

A última informação enviada pelas DRE’s fez nova recomendação aos diretores escolares, de que as unidades estão proibidas de receberem os materiais, caso o envio chegar encaminhado pela empresa Master Indústria e Comércio. Os motivos não foram divulgados aos diretores.

Mensagens encaminhadas pelo celular suspendendo recebimento de mercadorias da referida empresa

“A Seduc deveria fazer o dever de casa primeiro, olhar para as mais de 700 escolas e estabelecer o que é prioridade, não que os uniformes não sejam, mas podem esperar. Ninguém coloca telhado numa casa, sem antes ter as paredes. Primeiro temos que garantir as escolas preparadas com profissionais valorizados para receber os estudantes com educação de qualidade. O que estamos vendo são mais de 100 milhões amontoados, empoeirados dentro das escolas sem previsão para entrega”, destacou secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT, Guelda Andrade.

Caixas com os kit uniformes ou parte deles, amontoados nas escolas

Outro ponto distorcido para os educadores se dá na composição dos Kits. Inicialmente foi noticiado na imprensa que o governo estaria distribuindo um pacote com uniforme completo, composto por duas camisetas, duas bermudas, uma calça e um casaco. Um investimento de mais de R$ 100 milhões dos cofres públicos, que não deixa claro, como foi gasto. No comunicado enviado pela DRE’s para as escolas, há informações divergentes sobre o conteúdo dos kits, o que atrapalha inclusive na conferência do material.

Na imagem da composição do Kit Uniforme , inserido nos comunicados da Seduc-MT, para as escolas, não faz referência ao casaco e calça citados pelo governador

A ação do governo deixa dúvidas sobre a intencionalidade do pacote “Não podemos esquecer que se trata de mais recursos públicos transferidos para a iniciativa privada que, pelo visto, não trará o resultado anunciado”, ressalta o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.