Pesquisa que vai mapear os impactos da pandemia nas escolas de Mato Grosso

Profissionais da Educação de Mato Grosso que atuam na rede pública de Ensino poderão participar da pesquisa “Cartografias de Escolas”, que visa mapear os desafios de educadores e estudantes no período de pandemia. Para fazer parte do estudo, basta responder ao questionário elaborado pela UNEMAT que é a entidade responsável pelo trabalho e que está disponível na página do Sintep-MT, que é apoiador do projeto.

Publicado: 30/06/2021 08:58 | Última modificação: 30/06/2021 08:58

Escrito por: Andressa Boa Sorte

Reprodução

A pesquisa é realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Currículo, Sociedade e Cultura Contemporânea da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) e coloca em evidência a temática “Cartografias de Escolas: acontecimentos cotidianos que movimentam currículos e constituem professores e alunos”.

A pesquisa havia sido idealizada no início de 2020 e precisou se adaptar à nova realidade provocada pela pandemia da Covid-19, sendo assim, o foco do estudo será também, um diagnóstico sobre “o novo jeito de fazer educação em tempos de pandemia”.

O projeto tem por objetivo compor cartografias de encontros que acontecem em espaços-tempos de escolas públicas da zona urbana, do campo e indígena e reverberam nos currículos. A coordenadora do estudo, a Doutora em Educação Maritza Maciel Castrilon Maldonado, destaca que o resultado final é compor, a partir da pesquisa, narrativas que oportunizem “tremores” ao pensamento hegemônico com base nos acontecimentos cotidianos que estão movimentando/transformando jeito de fazer educação nestes tempos de Pandemia. “Nossa ideia é produzir conhecimento acerca da realidade educacional mato-grossense para subsidiar a implementação de políticas públicas emergentes e necessárias e potencializar nosso elogio à Escola Pública. Para que isso ocorra, contamos com a participação massiva dos profissionais da educação, que são protagonistas principais da pesquisa”, disse.

Com apoio do Sintep-MT, a pesquisa visa a participação do maior número possível de profissionais da educação básica de Mato Grosso, tanto da rede municipal quanto estadual, respondendo ao questionário que irá abordar diversas questões referentes ao trabalho educacional diante da crise sanitária.

A secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT, Guelda Andrade, reforça a necessidade de uma ampla adesão dos educadores em responder o questionário. “São essas impressões coletivas, de quem realmente está com a mão na massa, de quem está, de fato, vivenciando esses desafios todos os dias desde que o mundo começou a enfrentar essa crise sanitária, é que vão ajudar a construir propostas que possam vir a ser transformadas em políticas públicas que oportunizem uma educação de qualidade na rede pública”, disse Guelda.

A sindicalista destaca ainda que, “desde os professores, até funcionários, todos devem participar e contribuir com informações de forma ética e comprometida, sobre como essa pandemia afetou significativamente as atividades educacionais. Esse tipo de pesquisa é muito rica, pois é através dessas informações, que podemos pensar juntos em como o processo educacional vai funcionar no pós pandemia”, disse Guelda.

Importante ressaltar que serão dois tipos de formulários, um para professores e outro para funcionários. “Os formulários das pesquisas têm perguntas direcionadas para a vivência de cada profissional no processo de construção do conhecimento e o desempenho de suas funções diante dos desafios impostos pela pandemia, por isso, a necessidade de ter dois questionários distintos, mas que no fim, se complementam”, explicou Guelda.

O formulário para professores ficará disponível no período de 21 de junho a 05 de julho de 2021, já o formulário destinado aos funcionários de escolas, de 24 de junho a 11 de julho.

Clique aqui para ter acesso ao questionário de professores da pesquisa.

Fonte: Assessoria/Sintep-MT.