Parada da Diversidade Sexual em MT é marcada por falas em prol de pautas sociais

O evento seguiu as normas sanitárias conforme disposto pela prefeitura de Cuiabá

Publicado: 06/12/2021 14:13 | Última modificação: 06/12/2021 14:13

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT.

Sintep-MT

A 18ª edição da Parada da Diversidade Sexual em MT teve como tema “família LGBTQIA+ orgulho de (re)existir". Os participantes tomaram a praça Ipiranga na região central de Cuiabá no sábado (04) e colocaram em pauta diversas questões ligadas aos direitos civis da comunidade.

Os critérios de segurança sanitária foram respeitados visto que a permanência na apresentação cultural foi condicionada à apresentação do cartão de vacinação, atendendo à normativa vigente editada pela prefeitura de Cuiabá.

O Secretário Adjunto de Funcionários do Sintep-MT, que participou do ato, reforçou a necessidade do embate político. “A nossa presença aqui nas ruas, tem um papel fundamental para o fortalecimento da nossa luta. Precisamos nos tornar visíveis enquanto cidadãos de direitos. Direitos esses que devem ser assegurados a todos, todas e todes brasileiros”, disse o sindicalista.

Na manifestação também houve a crítica sobre o Conselho LGBTQIA+ que foi colocado em pauta na última semana na Assembleia Legislativa do estado, e que decidiu por maioria dos votos pela não criação do Conselho.  O presidente da Central Única dos trabalhadores em Mato Grosso, Henrique Lopes, destacou a importância de elevar os debates no legislativo. “Nós entendemos que é necessário que as minorias sejam respeitadas no âmbito legislativo, mas não é o que acontece hoje no parlamento estadual. Negar a criação do conselho estadual LBTQIA+ é não reconhecer o que os dados mostram, que Mato Grosso é um dos estados que mais matam a comunidade LGBT no país. Então, é evidente que precisamos ampliar os debates para desenvolvermos políticas públicas nesse sentido”, disse Henrique.

Sintep-MT
Parada da Diversidade no Centro de Cuiabá

De acordo com o coordenador do evento, Clóvis Arantes, do Grupo Livre Mente, o objetivo de mais esta edição da Parada é lutar pela defesa de direitos. “Nós queremos levar a nossa pauta para as ruas e para que a população nos conheça, saiba que existimos e somos cidadãos e cidadãs de direito. O tema deste ano trata justamente disso, da arte de resistir e isso, num período em que estamos sendo tão atacados, em que a pauta moral tem sido colocada nas Assembleias Legislativas, nas Câmaras Municipais, no Congresso Nacional, de maneira tão vil, e por isso, nós temos que dialogar para fora, ganhar a sociedade”, disse.

Franciso Alves

Dentro da Parada da Diversidade Sexual LGBTQIA+ foi lançado o Festival Vambora, que é promovido pela Associação Movimento Vambora, e patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), por meio de emenda parlamentar.

Também fizeram parte da programação shows de várias Drag Queens que serão comandadas por Aliceh Brasil, Petilaine Queen e Elza Brasil e também a terá a presença da Rainha da Parada, a advogada Thaiz Brasil. A música ficará por conta do DJ Charles Pitter, Karine Bueno, Dj Shilas, Dj Tiago Santian e a atração nacional DJ Allan Natal.