Palestra da Seduc-MT para “motivar” educadores é marcada por protestos dos trabalhadores


O programa Edu Motivação já ocorreu em diversos municípios do estado onde existem as DRE’s (Diretorias Regionais de Educação). Ao todo, são 15 regionais.

Publicado: 06/09/2022 19:04 | Última modificação: 06/09/2022 19:04

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Sintep-MT

Nesta terça-feira (06) foi realizada mais uma edição da palestra “Edu Motivação”, promovida pelo governo do estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT). O Sintep-MT vem denunciando que tal projeto que teria o objetivo de “motivar” os profissionais da educação, é na verdade, uma forma de propaganda eleitoral irregular por parte do governador Mauro Mendes, que tenta a reeleição.

Logo no início da palestra proferida pelo atleta olímpico Robson Caetano, educadores que lotavam a galeria do auditório do Sesi-Porto em Cuiabá, gritaram em coro a cobrança pelo pagamento da RGA. O palestrante chegou a repetir a sigla “RGA”, sem entender do que se tratava. Os mais de mil trabalhadores da educação que estavam no local, entretanto, entenderam e aplaudiram os que se manifestaram em forma de protesto. Alguns ainda, seguravam cartazes com frases criticando a política de Mauro Mendes em não valorizar a carreira, em descumprir com a Lei da Dobra do Poder de Compra e pelo não pagamento integral da Revisão Geral Anual. 

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, esteve na palestra e criticou o uso da máquina pública com forma de promoção do atual governo. “Isso aqui está muito escrachado como um verdadeiro palanque eleitoral. Tanto é que estão até mesmo divulgando um suposto plano de ação para os próximos dez anos, o mesmo que vem sendo publicizado na propaganda eleitoral de Mauro Mendes. Se a Justiça aqui em Mato Grosso for séria, algo vai ser feito contra esse uso eleitoreiro da Seduc”, disse.

Sintep-MT

O professor Zelandes Santiago, também criticou a palestra. “Para nós, o que nos motiva é o próprio fato de sermos responsáveis por transmitir nossa experiência e conhecimento a outras pessoas. No entanto, apesar de sermos educadores por amor à profissão, não significa que não temos que ter uma estrutura de qualidade e um salário digno para termos qualidade de vida”, disse.

O diretor do Sintep-MT, Gilmar Soares, também presente no local, fez questão de protestar em favor da educação pública de Mato Grosso. “Estamos entregando a todos os colegas aqui, esse informativo impresso onde pontuamos como nossos direitos enquanto trabalhadores da educação vem sendo desrespeitados e como nossos salários vem se correndo e perdendo poder de compra sem os devidos reajustes anuais”, disse.

O programa Edu Motivação já ocorreu em diversos municípios do estado onde existem as DRE’s (Diretorias Regionais de Educação). Ao todo, são 15 regionais. Para o presidente da Subsede do Sintep em Várzea Grande, Juscelino Moura, a palestra é contraditória em seu propósito principal. “Não tem como nos sentirmos motivamos quando não temos nossa carreira valorizada, quando temos estruturas de ensino precárias, escolas sendo fechadas e nosso salário segue sendo o mais baixo entre as carreiras do executivo em Mato Grosso”, disse.