Orientativo da Seduc-MT sobre Novo Ensino Médio omite impactos à formação dos estudantes


Governo estadual reproduz falácias sobre a Lei 13.415/2017, propagandeando novidades para iludir comunidade escolar sobre as reais intenções da medida.

Publicado: 06/07/2022 11:07 | Última modificação: 06/07/2022 11:07

Escrito por: Roseli Riechelmann/Sintep-MT

Reprodução

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) volta a fazer o alerta à comunidade escolar sobre os reais impactos na formação, apresentados pelo Novo Ensino Médio e a necessidade do debate, para além do cenário publicitário divulgado pelo governo federal. O Novo Ensino Médio está em “Escuta”, nas escolas estaduais de Mato Grosso esta semana (04 a 08/07). 

Com base em um orientativo produzido pela Secretaria de Estado de Educação, os gestores escolares reproduzirão as informações que já são divulgadas pelo governo federal sobre as alterações curriculares propostas pela Lei 13.415/17 (Novo Ensino Médio). 

“É impossível escolher o que não é ofertado”, afirma a secretária Política Educacionais do Sintep-MT, Guelda Andrade. A educadora destaca que o governo investiu em propaganda enganosa, que mostra escolas com laboratórios de informática e de ciência, equipadas com tecnologia para receber os estudantes no Novo Ensino Médio. Longe da realidade de infraestrutura das escolas públicas.

Segundo a dirigente, que também representa a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), se trata de um engodo. “Cerca de 3 mil municípios no país, parte deles em Mato Grosso, possuem apenas uma escola de ensino médio que ofertará um único itinerário formativo. Como pode se falar em “escolha” se terá apenas uma opção, e que pode não ser a dele. O sistema escolhe pelo estudante. E ainda, mais preocupante, falar de escolhas, numa etapa da vida que o estudante ainda não possui maturidade suficiente para fazer tal escolha”, ressalta. 

Para o Sintep-MT o orientativo da Seduc-MT para as escolas terá o papel de reafirmar a propaganda enganosa do governo, que promete uma série de mudanças, mas que, na verdade, nega o direito à educação nessa etapa da educação básica. 

“O currículo será comprimindo, enquanto estudantes das escolas privadas terão o currículo integral, o que já intensificará a desigualdade na concorrência ao ensino superior. No orientativo, a Seduc-MT trata os itinerários formativos como um passo para a escolha do curso superior”, destaca Guelda Andrade, constatando a propaganda falaciosa.

Confira aqui o "orientativo"  da Seduc-MT sobre Novo Ensino Médio