Organização e luta são os caminhos para ampliar direitos
Direção de três polos regionais do Sintep-MT se reúnem para deliberar ações conjuntas da categoria no norte do estado
Publicado: 22/04/2024 18:14 | Última modificação: 22/04/2024 18:14
Escrito por: Roseli Riechelmann
No sábado, 20 de abril, os dirigentes regionais e das subsedes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), da macrorregião Norte, fizeram um diálogo para compartilhar experiências e traçar estratégias de enfrentamento aos problemas impostos pelos gestores municipais no cumprimento dos direitos da carreira dos profissionais da educação. A atividade realizada na subsede do Sintep/Colíder reuniu cerca de 80% dos dirigentes das subsedes constituídas nos quatro polos do Sindicato, no Norte do estado.
“O encontro evidenciou o fato de que os municípios em que os trabalhadores da educação se organizaram e tiveram coragem para fazer o enfrentamento pelos direitos, avançaram nas conquistas da carreira unificada, Piso Salarial, jornada de trabalho”, afirmou o diretor regional do Sintep-MT, Fernando Alves da Silva, do polo Nortão I, Alto do Teles Pires.
Durante as atividades, que ocorreram durante todo o sábado, os dirigentes mapearam a situação das respectivas subsedes, para alavancarem estratégia que busque assegurar as condições de piso salarial, jornada de trabalho e Plano de Carreira, comuns a todos os 33 municípios da região. O encontro também tratou sobre os desafios da rede estadual.
O diálogo deixou evidenciado que as conquistas não são dádivas e muito menos benefícios concedidos pelas prefeituras ou pelo governo estadual. “É preciso mobilização para avançar nas conquistas e impedir retrocessos. O projeto de educação está em disputa e as eleições municipais terão papel significativo para as conquistas das políticas de educação nas redes municipais”, acredita o dirigente
Planejamento
As situações avaliadas e os encaminhamentos deliberados no encontro, que foi um Conselho Diretivo compartilhado, serão levadas em maio para o debate no Conselho de Representantes do Sintep-MT. Entre os pontos defendidos está o fortalecimento da luta e a formação sindical nas subsedes.