Olimpíada promove interação entre Universidade e ensino básica

II Olimpíada Nacional de Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas premiará os estudantes-pesquisadores com 200 bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq

Publicado: 25/10/2023 16:34 | Última modificação: 25/10/2023 16:34

Escrito por: Bruna Obadowski/Jornalista Colaboradora

Divulgação

A II Olimpíada Nacional de Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas, em curso na Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, está estimulando o entusiasmo pela pesquisa entre os jovens alunos pertencentes a comunidades quilombolas, indígenas e tradicionais de escolas públicas em todo o país. Com sua segunda edição em andamento desde o dia 23 de outubro, sediada na ADUFMAT-UFMT, o evento continua com sua programação até esta quarta-feira, 25 de outubro.

De acordo com a Drª. Lisanil Patrocínio, professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e idealizadora da Mostra, o objetivo do evento é promover uma maior ligação entre a Universidade e a escola básica, priorizando os pilares do ensino, pesquisa e extensão, através de atividades de iniciação científica.

O projeto, que recebeu aprovação do CNPq, tem como meta premiar os estudantes-pesquisadores com 200 bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq. Além do apoio do CNPQ, instituições como UNEMAT, o governo de Mato Grosso, a Adufmat e UFMT estão também colaborando com o evento.

Evento com apoio do governo de Mato Grosso, governo federal, UNEMAT, UFMT, ADUFMAT, dentre outros.

Lisanil esclarece: "Recebemos um total de 181 trabalhos de Iniciação Científica provenientes de 04 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Participaram do evento 49 escolas, incluindo instituições privadas e públicas, das redes estadual, municipal e Institutos Federais". Os projetos em destaque incluem trabalhos de escolas Indígenas, do Campo, Quilombola e Agrícola.

Em Mato Grosso, houve envio de trabalhos por parte de 23 municípios, com destaque para a participação e integração de mestrandos de três Programas de Pós-Graduação da Unemat, incluindo Geografia, Educação Intercultural Indígena e Educação. A Mostra continua até esta quarta-feira (25), sendo realizada presencialmente na sede da ADUFMAT, na Universidade Federal de Mato Grosso. Além do evento presencial, os interessados podem acompanhar a Mostra também online, através do canal oficial do evento no YouTube. ( https://www.youtube.com/watch?v=0-j7qhPVkHg

Participações de Municípios

Barra do Bugres se destacou com a Escola Estadual Indígena de Tempo Integral/ETI-Jula Paré, que apresentou 14 trabalhos, um exemplo notável de sucesso, com a totalidade do ensino médio envolvida em atividades de iniciação científica. No total, foram 26 trabalhos de povos indígenas.

Divulgação
Projeto promove uma maior ligação entre a Universidade e a escola básica

Cáceres teve o maior número de trabalhos, totalizando 33, demonstrando a importância da Unemat na cidade, com a participação significativa de professores estudantes de pós-graduação ou já qualificados pela instituição. Entre as escolas de Ensino Médio, 05 são da rede estadual, 01 da rede municipal, 01 do IFMT e 01 da rede privada.

Destacando as escolas do campo com participação de povos tradicionais, o município de Comodoro apresentou 10 trabalhos pela Escola Estadual Deputado Djalma Carneiro. Em Cuiabá, a Escola Estadual Padre Ernesto Camilo Barreto apresentou 10 trabalhos, contando com professores graduados e mestres pela Unemat.

Alta Floresta participou com três escolas públicas e 07 trabalhos de iniciação científica, todos abordando a emergência climática e possibilidades de segurança alimentar através das hortas escolares.
Terra Nova do Norte foi representada pela Escola Agrícola de Terra Nova, que enviou 22 trabalhos. Além das bolsas, a produção científica será publicada em Ebook e livro. No evento, está previsto o lançamento do Ebook e Livro: "Iniciação Científica e Construção de conhecimentos emancipatórios na Escola Agrícola de Terra Nova do Norte-MT/Brasil". No ano anterior, a escola participou com 17 trabalhos, com a participação de estudantes de pós-graduação da Unemat.