Novela sem fim: O Drama dos Aposentados/as de Mato Grosso

Deputados da CCJ não pautam a PEC 07/2022 e aposentados/as amargam o confisco do governador Mauro Mendes

Publicado: 05/09/2022 19:07 | Última modificação: 05/09/2022 19:07

Sintep-MT
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, acompanha a sessão pressionando deputados contra o que classifica como "roubo" das aposentadorias e pensões

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) adiou e não pautou a votação da PEC 07/2022, na sessão desta segunda-feira (05/09). O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) líder do governo Mauro Mendes, deputado Dilmar Dal Bosco (União Brasil) não colocou em tramitação a proposta de emenda constitucional, que trata do fim do confisco de 14% das aposentadorias e pensões dos servidores do estado.

O ato foi considerado “covardia” da CCJ, numa sessão que sequer teve quórum para apreciar qualquer matéria. Os deputados presentes cobraram agilidade da Comissão de Constituição e Justiça para que o presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho, pudesse colocar o projeto em votação. O que não ocorreu.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep-MT), Valdeir Pereira, compareceu à sessão plenária, esvaziada, que mais uma vez segurou a possibilidade de acabar com o “roubo” dos servidores públicos estaduais.

Sintep-MT
Sessão esvaziada engaveta mais uma vez a votação da PEC 07/2022 que suspenderia o confisco de 14% das aposentadorias e pensões dos servidores estaduals

“Está evidente que não há interesse dos deputados governistas em priorizar à medida que coloca fim ao drama dos confiscos de aposentadorias e pensões. Aparentemente a prioridade da agenda dos deputados é conquistar mais um mandato. Estão todos em campanha. O que é uma contradição, pois o que asseguraria o voto deles deveria ser a atuação na Casa de Leis”, destacou Valdeir Pereira.

A evasão de parlamentares na sessão foi registrada até mesmo pelo presidente Eduardo Botelho, que contou apenas sete “elementos”, presentes. Enquanto isso, o grupo de servidoras/es aposentados da educação marcaram presença na galeria em ação que já dura mais de um ano e permaneceram durante toda a sessão.

A professora aposentada Nara Faria e Silva, relata que a manobra realizada pelos parlamentares de empurrar com a barriga a apresentação dos projetos contra o confisco, não passará despercebida. “Nossa rede de comunicação é grande, eles não nos engabelarão, vamos movimentar os grupos, nas redes sociais. Nosso dinheiro só serve para pagar os impostos, mais nada, até as compras do mercado estamos reduzindo”, disse.

Sintep-MT
Grupo de servidoras e servidores aposentados fazem pressão durante na sessão esvaziada

“Muito triste estar aposentado e nos sentindo relegados pelo estado. Lutamos pela 510/2013 (lei do Poder de Compra) ela foi embora, a RGA (Revisão Geral Anual) foi embora e as despesas para o aposentado só aumentam, são remédios, alimentação. Nós, servidores mais antigos contribuímos com outras instituições (IPEMAT e outras) não temos culpa do recurso ter sumido. O governo descontava dos servidores e não repassava a parte dele, agora estamos pagando por isso. Não é justo”, contesta a aposentada da educação.