Nova direção do Sintep-MT inicia os trabalhos sindicais com Planejamento Estratégico


Reunião de três dias entre 7 a 9 de julho delibera as metas e proposições da atuação sindical para os próximos três anos (2025 a 2028)

Publicado: 02/07/2025 11:48 | Última modificação: 02/07/2025 11:48

Escrito por: Roseli Riechelmann

Arquivo/Sintep-MT
O educador social Jeová Simões participa do Planejamento Estratégio do Sintep-MT, no mês de julho

A nova direção do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), eleita em 29 de junho, realizará entre os dias 7 e 9 de julho, o primeiro Planejamento Estratégico já, em 2025. Durante três dias a direção executiva e diretores regionais analisam o cenário político, social e educacional do país, do estado e dos municípios para traçar as metas para atingir os objetivos da categoria. Nessa edição a condução dos debates contará com a participação do educador popular Jeová de Lima Simões.

Com base nos desafios e compromissos feitos pela nova gestão sindical, a reunião de planejamento estratégico deverá reestruturar os planos de ação com foco nos próximos três anos (2025-2028). 
Conforme estabeleceu o presidente Henrique Lopes no dia da posse, a meta é fortalecer a luta unificada pela educação pública com qualidade, valorização profissional e organização sindical combativa, capaz de enfrentar retrocessos, garantir direitos e ampliar conquistas da categoria.

Diante desse desafio será necessária uma reavaliação das estratégias, pois o cenário está em constante transformação. Às vésperas de 2026, ano eleitoral, a população terá a oportunidade de eleger novos representantes no Congresso Nacional, nas assembleias legislativas, e os governos estaduais. 

“Precisamos fortalecer a consciência política da categoria, para que possamos caminhar juntos e construir mudanças concretas, para avançarmos em nossos direitos”, ressalta o presidente do Sintep-MT.

As deliberações tomadas no planejamento estratégico serão fundamentais para orientar as ações do Sintep-MT nos próximos anos, especialmente em relação às pautas estaduais e municipais que assegurem valorização salarial e a garantia de melhores condições de trabalho para os profissionais da educação.

Após o planejamento estratégico, a direção central fará reunião de encaminhamento com a nova Diretoria para garantir a execução do que foi planejado.