Não utilização de R$ 79 milhões no combate à pandemia em MT é crime, afirma Sintep-MT

O governo de Mato Grosso, conforme informações divulgadas na mídia local, comunicou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que não utilizou cerca de R$ 79 milhões que haviam sido disponibilizados ao estado para ações de enfrentamento à pandemia que, até esta quarta-feira (5/05), já matou quase 10 mil mato-grossenses.

Publicado: 27/05/2021 10:07 | Última modificação: 27/05/2021 10:07

Escrito por: Andressa Boa Sorte

Sintep-MT

Para o Sindicato dos Profissionais no Ensino Público (Sintep-MT), o governador Mauro Mendes foi negligente ao não utilizar o montante, visto que o estado ficou, por diversas semanas seguidas, entre os que registraram os maiores índices de infectados e com consequente alta nas mortes por Covid-19.

“É lamentável saber que existia dinheiro para investir no combate a esse vírus que tem feito tantas vítimas, e que o governo simplesmente não utilizou, provavelmente achando que ‘já fez o suficiente’. Acontece que, se a população tivesse sido testada em larga escala, o estado poderia ter feito um controle mais rigoroso para evitar as contaminações simultâneas e a população poderia ter sido melhor assistida nos hospitais. Eu mesmo precisei fazer o teste três vezes e em todas elas, precisei pagar por isso, porque o agendamento na Arena Pantanal às vezes demorava dias, e quem está doente não tem tempo a perder”, disse o Secretário de Comunicação do Sintep-MT, professor Gilmar Soares.

O valor de R$ 79 milhões havia sido disponibilizado a Mato Grosso em maio do ano passado. Ao ser questionado pelo Supremo Tribunal Federal sobre a utilização dos recursos no enfrentamento à crise sanitária no estado, o governo Mauro Mendes respondeu que “apesar da autorização para uso dos recursos financeiros vinculados à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 568 no enfrentamento à pandemia, o Estado de Mato Grosso cumpriu com tais objetivos, sem qualquer prejuízo para a população, com recursos de transferências da União e, substancialmente, com recursos próprios”. No documento encaminhado à Corte, o governo de Mato Grosso ainda solicitou permissão para usar os recursos no combate à incêndios florestais.

Para o sindicato que representa os trabalhadores da Educação em Mato Grosso, o não uso do dinheiro no combate à pandemia, revela, mais uma vez, a face arrogante do governador Mauro Mendes que cita “não ter havido prejuízos à população”. “Quantas mortes poderiam ter sido evitadas se os recursos disponíveis para Mato Grosso tivessem sido utilizados com responsabilidade e respeito aos cidadãos?”, questiona Gilmar.

O Sintep-MT reforça sua defesa para que a população seja vacinada com urgência e com a disponibilização dos imunizantes pelo Sistema Único de Saúde; além de condições dignas de atendimento nos hospitais. “A população assalariada, os mais pobres, não tem condições de ir se tratar em hospitais particulares em São Paulo, como fazem os políticos mato-grossenses quando contraem o vírus. Por isso, todo investimento possível, todo recurso disponível, deve sim ser utilizado nessa que é a maior crise sanitária e de saúde pública dos últimos tempos. Não utilizar esses R$ 79 milhões deveria ser enquadrado como crime de responsabilidade e é papel da Assembleia Legislativa de Mato Grosso apurar isso”, disse o sindicalista.

Fonte: Assessoria/Sintep-MT.