Luta sindical se fortalece com ampliação no quadro de sindicalizados do Sintep-MT

Campanha promovida pela secretaria de organização sindical comemora com dirigentes municipais o esforço e dedicação coletiva

Publicado: 13/07/2023 11:57 | Última modificação: 13/07/2023 11:57

Sintep-MT conclui atividade mantendo renovadas as lutas por valorização da carreira da Educação

“O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso é uma referência nas conquistas dos direitos dos educadores nas redes municipais e rede estadual e tem ampliado as sindicalizações justamente por manter renovadas as lutas por valorização da carreira da Educação e reconhecimento da atuação da categoria no espaço escolar”, afirma o presidente da entidade, Valdeir Pereira, que reconhece os esforços dos nossos dirigentes municipais pela ampliação da base sindical.

O dirigente comemora o sucesso da campanha de sindicalização lançada há um ano e finalizou ontem (12/07), após a incursão de três dias no Hotel Águas Quentes. Idealizada pela Secretaria de Organização Sindical do Sintep-MT, com a coordenação da diretora Edna Mahnic e Ziquedalto de Castro Rodrigues, a campanha buscou ampliar e incentivar novas sindicalizações dos profissionais que estão nos municípios.

Divulgação
Grupo de Dirigentes comemorando o aumento da sindicalização nas respectivas regionais

“O Sintep-MT está com 58 anos de história de luta sindical e prima pela sindicalização voluntária, fruto do reconhecimento que os profissionais da educação têm frente às conquistas construídas com a luta.”, cita o dirigente Ziquedalto Rodrigues.

No município de Jaciara, a presidente da subsede do Sintep-MT, Ester Assalim, destaca que foi feito um trabalho pontual nas escolas com diálogo com os profissionais mostrando o papel do Sintep-MT e o que tem realizado.

“Muitos profissionais têm a visão equivocada de que as conquistas da carreira são benefícios dados pelos governos. Nada que temos hoje foi de graça, fizemos o enfrentamento, exigimos nossos direitos e avançamos em piso salarial, carreira unificada, jornada e paridade salarial com aposentados. Conquistas que para serem mantidas exigem nossa participação e enfrentamento”, destacou Ester.

Também integra a lista de municípios com mais sindicalizados ao Sintep-MT, Campos de Júlio e Jauru, ambos da regional Oeste III, Vale do Guaporé. Nessas duas localidades, muitos profissionais participam das lutas, mas não estavam filiados. “A atual conjuntura que estamos vivendo e a desvalorização nas progressões de carreira, fizeram com que vissem a importância do Sindicato", destacou Eurides Ramos, diretora regional e presidente do Sintep/Jauru.

Na regional Médio Norte I, a direção regional e os dirigentes municipais de Nova Marilândia conquistaram a luta na rede municipal, até então os profissionais da educação no município estavam sem representação. “Foi muito significativo para a categoria avançar na formulação de um novo plano de carreira que contemple todos os profissionais”, destacou o diretor regional, Antônio Márcio Pinheiro Ramos, que comemora também um salto de sindicalizações no município de Campo Novo do Parecis. “Lá tivemos uma ampliação de novos concursados do estado, que ainda estavam sem se sindicalizar”, comemora o fortalecimento da luta.

“Sabemos que o trabalho que cada dirigente fez e faz na sua subsede para trazer os trabalhadores para a luta. Tivemos resultados positivos em todas as regionais do Sintep-MT, contudo, decidimos propiciar para aqueles que ampliaram a meta, por isso, esse momento, que esperamos que na nossa gestão ampliarmos o número de sindicalizados, organização jurídica e administrativas de nossas subsedes e consequentemente novas lideranças no movimento sindical”, conclui Valdeir Pereira.