Lilás foi a cor da luta para as reflexões do 3º Conselho de Representantes do Sintep-MT

Trabalhadores da educação apontaram a urgência no enfrentamento contra o descaso e desrespeito à educação pública e aos educadores

Publicado: 20/08/2023 18:19 | Última modificação: 20/08/2023 18:19

Sintep-MT/;Francisco José
Lilás foi a cor da luta dos dois dias de Conselho de Representantes (19 e 20/08)

Com 62% de participação feminina, o 3º Conselho de Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), encerrado neste domingo, 20 de agosto, destacou-se pelo tom lilás, símbolo da luta contra a violência às mulheres. A categoria debateu os desafios nas escolas estaduais e municipais, abordando questões como sobrecarga de trabalho, adoecimento laboral, desvalorização salarial e políticas educacionais prejudiciais aos estudantes.

As discussões revelaram a dura realidade dos profissionais da educação, afetados pelo autoritarismo dos últimos quatro anos, tanto no âmbito estadual quanto municipal. A municipalização do ensino fundamental, resultante da desresponsabilização do governo Mauro Mendes, trouxe salas superlotadas, falta de vagas em creches e cortes orçamentários que impactam nos salários dos trabalhadores nas redes municipais.

Sintep-MT/Francisco Alves
Com participação hibrida (virtual e presencial )  Conselho registra  maioria feminina na luta

A resistência no cumprimento da Lei do Piso Salarial Profissional Nacional (Lei 11738/2008) gerou protestos em várias cidades de Mato Grosso, destacando o arrocho salarial e a falta de reconhecimento da carreira. Na rede estadual, as medidas do governo perpetuam a desvalorização da carreira, com profissionais enfrentando sobrecarga de trabalho e pressões que incluem controle de evasão escolar e aplicação de avaliações externas.

Os temas abordados incluíram a revitalização da educação de Jovens e Adultos, respeito à educação indígena e políticas de saúde para os profissionais da educação.

Presidente do Sintep-MT, Valder Pereira

Para Valdeir Pereira, presidente do Sintep-MT, os próximos meses serão decisivos para a categoria, focando na valorização salarial, políticas pedagógicas e gestão democrática. "Em outubro, o Encontro Estadual de Educação do SINTEP que debate as políticas educacionais e propõe melhorias educacionais para estudantes e para os profissionais da educação. Paralelamente acontecerão as etapa municipais e estadual Conaee (Conferência Nacional Extraordinária de Educação) que oferecerá oportunidade para redefinir as metas educacionais para o novo Plano Nacional de Educação 2024-2034”, ressaltou Valdeir.

Sintep-MT/Francisco Alves
Representantes das subsedes do Sintep-MT participam pela primeira vez no Conselho e renovam as forças para o enfrentamento por direitos

>>>Veja mais fotos na página do Sintep-MT no Facebook.