Latino-americanas debatem o fim da violência contra mulheres no local de trabalho

Publicado: 13/09/2022 16:02 | Última modificação: 13/09/2022 16:02

Escrito por: CNTE

A programação da celebração do Centenário de Paulo Freire, que acontece entre os dias 17 e 20 de setembro em Recife (PE), também abre espaço de debates para as mulheres latino-americanas. O Encontro da Rede de Mulheres Trabalhadoras em Educação da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), que acontece no primeiro dia da jornada, dia 17, no Mar Hotel, a partir das 9h, tem como principal debate o fim da violência contra mulheres no local de trabalho e a defesa da ratificação da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

>> VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

A Convenção 190 da OIT define violência e assédio como comportamentos, práticas ou ameaças que visem e resultem em danos físicos, psicológicos, sexuais ou econômicos para os/as trabalhadores/as atingidos. E os países que ratificaram a convenção passam a ter responsabilidade de promover um ambiente geral de tolerância zero contra essas atitudes patronais prejudiciais para os/as trabalhadores/as.

A Campanha da IEAL sobre a Convenção 190, que será pauta do encontro da Rede, tem como objetivo alcançar governos, organizações de empregadores e trabalhadores, sociedade civil e empresas do setor privado, bem como formuladores de políticas, empresas e parceiros para combater a violência e assédio no mundo do trabalho.

Para a Secretária de Relações de Gênero da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Berenice D’Arc Jacinto, é fundamental que esta campanha da IEAL pela ratificação da Convenção 190 se consolide na América Latina com a pressão da Rede de Mulheres.

“Agora imagine se metade da população assumisse a luta pela 190 e a gente construísse um movimento real de trabalhadoras contra o assédio e violência. É lutar por um ambiente de trabalho mais favorável, com melhores condições de trabalho e de salário, além de iguais condições de ascensão no trabalho”, destaca Berenice.

O Brasil ainda não ratificou a Convenção 190. Para que isso ocorra, é necessário que o Executivo envie a proposta para o Congresso Nacional, o que ainda não foi feito. Até o momento, seis países ratificaram a Convenção: Argentina, Equador, Fiji, Namíbia, Somália e Uruguai.

Na avaliação da Secretária de Relações de Gênero da CNTE , este encontro com a Rede de Mulheres Trabalhadoras em Educação da IEAL será fundamental para dialogar sobre a campanha, que é fazer com que a Convenção 190 seja assinada por todos os países como uma estratégia importante de luta, combinado entre as mulheres do mundo inteiro.

“Só juntas é que vamos conseguir combater qualquer tipo de violência no local de trabalho, porque também sabemos que as mulheres são as que mais sofrem violência nesse ambiente. Vamos fazer uma luta internacional pelos direitos das mulheres contra violência de qualquer forma”, destaca.

Detalhes da programação do Encontro da Rede

Na programação do encontro, a ex-secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da Presidência da República do governo Dilma Rousseff e Doutora em Ciências Sociais, Tatau Godinho, vai fazer uma análise de Conjuntura na Perspectiva feminista na América Latina.

“É uma oportunidade a gente fazer uma análise da conjuntura da América Latina sobre os avanços da luta feminista no mundo do trabalho na educação e dialogar sobre a perspectiva das mulheres educadoras. Certamente sairemos de lá mais fortalecidas e com uma construção do panorama das nossas lutas, dos avanços e do que pode ser feito nos nossos países”, afirmou Berenice.

A exposição sobre as políticas de gênero nos Sindicatos da Educação e a intervenção de lideranças da Argentina, Chile, Uruguai e Peru sobre a Campanha da IEAL sobre a Convenção 190 acontecerão em seguida. A apresentação cultural da “Y Somos Todas”, com a canção da campanha pela Convenção 190 da Internacional da Educação, MAF Tula, da Costa Rica, e Bruta Flor, do Brasil, encerrarão o dia 17.