IA, PNE e “Não Venda a Minha Escola” em foco no 1o dia do Encontro dos Coletivos


Homenagens aos vencedores do Concurso Juventude que Muda a Educação Pública também marcaram evento

Publicado: 18/07/2025 15:32 | Última modificação: 18/07/2025 15:32

Escrito por: CNTE

Pericles Chagas , oão Carlos Mazella e Alesandro Vitor

Na programação da parte da tarde do Encontro dos Coletivos da CNTE desta quinta-feira (17), em Recife, foi realizado o debate “Panorama Educacional - Perspectivas Sindicais, Internacional e Governamental", com as participações de Gabriela Bonilla, diretora regional da Internacional da Educação para a América Latina (Ieal) e Luiz Cláudio Costa, ministro interino da Educação em 2015 e presidente o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-Inep entre 2012 e 2014.

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) não pode comparecer presencialmente, em razão de algumas votações no Senado Federal, mas fez questão de mandar uma saudação em vídeo. Ela ressaltou a importância da educação como instrumento fundamental para o desenvolvimento do país e destacou o andamento do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que chegou ao Congresso com um ano de atraso, mas com forte legitimidade por ter sido fruto da CONAE Extraordinária de 2024.

Ela explicou que o plano está tramitando na Câmara, onde já recebeu mais de 3 mil emendas, e deve chegar ao Senado até setembro. A expectativa é aprová-lo ainda este ano, em articulação entre a Comissão de Educação do Senado, a Frente Parlamentar da Educação e a comissão especial da Câmara.

“A nossa ideia é que o plano chegue ao Senado, em meados de setembro, pra gente ter tempo de aprová-lo ainda este ano”, afirmou. Teresa alertou para temas que devem gerar maior disputa, como as questões de gênero e a destinação dos recursos públicos para a educação, e destacou que as audiências públicas no Senado têm apontado a necessidade de incluir um novo objetivo no PNE, voltado à educação ambiental: “Não há como fazer isso sem uma política de educação ambiental”.

Não Venda a Minha Escola

Em seguida, Gabriela Bonilla iniciou sua fala abordando a mercantilização da educação pública e as novas formas de controle da produção do conhecimento. Bonilla explicou como as autoridades educacionais vêm entregando a soberania pedagógica nas mãos de Instituições Financeiras Internacionais (IFIs), setores privados, fundações, setores religiosos, entre outros. Ela também apresentou um estudo com dados sobre a política educativa em nove países: Peru, Paraguai, Uruguai, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Panamá, República Dominicana e El Salvador.

Bonilla comentou sobre a atuação da Fundação Lemann, destacando o impacto do programa “Khan Academy nas Escolas” em cinco cidades brasileiras, onde uma aula semanal de matemática (de 50 minutos) foi substituída por uma sessão da Khan Academy em um laboratório de informática. Os resultados mostraram que, em média, o programa não melhorou o desempenho dos alunos em matemática.

Inteligência Artificial

Finalizando a Mesa, o ex-ministro Luiz Cláudio Costa comentou os impactos da inteligência artificial no trabalho no Brasil e no mundo. “Estamos falando de 14,1 milhões de trabalhadores brasileiros, em 22 setores econômicos, num estudo que envolve 55 países, incluindo o Brasil. É um recorte importante, que mostra o quanto o mundo do trabalho está sendo afetado pela inteligência artificial”, destacou.

Segundo Luiz, cerca de 60% dos empregadores esperam ampliar o acesso à tecnologia que transforma seus negócios. Mas há um paradoxo: “Sabe o que isso quer dizer? Que 60% deles ainda não têm a inteligência digital necessária para transformar, de fato, os seus negócios. Eles estão esperando essa virada. Estão buscando economizar, otimizar, mas ainda não sabem como fazer.”

Luiz Cláudio também ressaltou a importância de entender os impactos reais da IA no emprego. “A inteligência artificial é uma das tecnologias mais sutis e mais profundas também. Ela chega devagar, mas muda tudo. Cerca de 22% dos empregos devem sofrer algum tipo de transformação.”

Apesar de não ter detalhado todos os setores mais ameaçados, ele alertou: “Alguns empregos vão mudar muito. Outros podem até desaparecer. E é por isso que precisamos preparar os trabalhadores, investir em formação, garantir que ninguém fique para trás.”

Homenagem aos vencedores do Concurso "Juventude que Muda a Educação Pública”
 

O Encontro homenageou os vencedores do Concurso Juventude que Muda a Educação Pública, promovido pela CNTE. Os trabalhos mais bem avaliados foram reconhecidos em uma cerimônia especial.

Os cinco projetos vencedores foram: “Cine EducAlimentação”, de Águas Lindas de Goiás (GO); “Educação para a Democracia: a prática de assembleias escolares”, de Contagem (MG); “Laboratório Experimental da Negritude: potencializando uma educação artístico-cultural e antirracista para o êxito escolar”, de João Pessoa (PB); “Clube de Teatro Melodrama”, de Jundiaí do Sul (PR); “Apresente-se: Diálogos audiovisuais de iniciação ao estudo da Língua Francesa”, de Macapá (AP).

Saiba quem são os autores dos projetos:

CENTRO OESTE

Nome: Camila Beatriz Faria

Idade: 28

Escola Estadual Maria do Carmo Lima

Projeto: Cine EducAlimentação

Município: Águas Lindas de Goiás (GO)

NORDESTE

Nome: Iago José Lima de Melo

Idade: 31 anos

Escola Cidadã Integral Técnica Monsenhor Pedro Anísio

Projeto: Laboratório Experimental da Negritude: potencializando uma educação artístico-cultural e antirracista para o êxito escolar.

Município: João Pessoa (PB)

NORTE

Nome: Osvaldino dos Santos Silva

Idade: 35 anos

Escola Benevenuto Soares Rodrigues

Projeto: Apresente-se: Diálogos audiovisuais de iniciação ao estudo da Língua Francesa

Município: Macapá (AP)

SUDESTE

Nome: Vitor Paulo Azevedo de Araújo

Idade:  27 anos

Escola Escola Municipal José Silvino Diniz

Projeto: Educação para a Democracia: a prática de assembleias escolares

Município: Contagem (MG)

SUL

Nome: Paola Teresa Bertin

Idade: 25 anos

Escola Colégio Estadual Nicanor Bueno Mendes

Projeto: Clube de teatro Melodrama

Município: Jundiaí do Sul (PR)