Governos Bolsonaro e Mendes: as duas faces da mesma moeda!

Governos são fiéis à cartilha neoliberal, alicerçada no desmonte do patrimônio e dos serviços públicos, e no arrocho salarial dos servidores da educação.

Publicado: 01/09/2022 12:31 | Última modificação: 01/09/2022 12:31

Escrito por: Roseli Riechelmann/Sintep-MT

Sintep-MT/Jadson Barbosa

Para o ensino público e seus trabalhadores, os resultados das urnas serão, sem sombra de dúvida, determinantes no que diz respeito à manutenção (ou não) dos direitos conquistados até aqui, com muita luta, por toda a categoria.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, Valdeir Pereira, alerta que, nunca antes na história, viu-se um ataque tão orquestrado à classe trabalhadora.

“Temos visto que as reformas coordenadas pelo governo federal, se infiltraram com força nos estados e municípios, travestidas de reajuste fiscal e econômico, mas que na verdade, não passam de estratégias para desmontar a educação pública, retirar direitos de servidores e desestruturar cada vez mais a democracia, liberdade e qualidade da educação”, disse Valdeir.

Diante disso, o Sintep-MT faz um alerta a todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação para que, neste pleito eleitoral avaliem com muito critério a escolha de seus candidatos, uma vez que, eleitos, são eles que poderão votar a favor ou contra as propostas de lei que interferem diretamente no exercício das carreiras que integram o sistema público de ensino.

Nos cargos do executivo (governador e presidente), são estes que direcionam políticas públicas e definem o “tom” que dão na lista de prioridades dos gastos públicos, incluindo a valorização, ou não, dos servidores públicos. Ambos, Jair Bolsonaro e Mauro Mendes, já mostraram sua verdadeira face e como desprezam o serviço público e os trabalhadores da educação.

“Todos nós devemos fazer uma profunda reflexão a respeito do peso do nosso voto nestas eleições”, disse Valdeir.
Para ajudar nessa avaliação, o Sintep-MT elaborou um relatório mostrando QUAIS são os parlamentares e os partidos por eles representados, que, costumeiramente VOTAM com posicionamentos que prejudicam visceralmente os trabalhadores.