Governo Mauro Mendes esconde estrutura precária das escolas com pintura de fachada


Sem quadra coberta, estudantes disputam campeonato embaixo de sol na EE Maria Leite Marcoski

Publicado: 08/07/2022 17:38 | Última modificação: 08/07/2022 17:38

Escrito por: Roseli Riechelmann/Sintep-MT

Sintep-MT/Subsede Várzea Grande
Estudantes assistem o campeonato escolar amontoados em busca de sobra

Estudantes e profissionais da Escola Estadual Maria Leite Marcoski, em Várzea Grande, cobram do governo do estado a cobertura da quadra de esportes. O local, esta semana, está sendo usado para os jogos interclasses, e mais uma vez provoca desconforto e coloca em risco os competidores, que desenvolvem as atividades sob o sol e sem instalações adequadas para participação da comunidade escolar.

Sintep-MT/Subsede Várzea Grande
Falta de quadra coberta compromete a infraestrutura necessária para a qualidade das atividades

A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Leliane Cristina Borges, o descaso com a quadra dessa unidade é histórico. Mas não está na lista de prioridades do governo. “A preocupação da atual gestão, às vésperas das eleições, foi dar uma mão de tinta e o portão de entrada, fazendo um ‘lifiting’ no prédio”, destacou.

Sintep-MT/Subsede Várzea Grande
Fachada da escola recebe pintura nova e portão

Os estudantes reclamam da dificuldade de desenvolver as atividades embaixo do sol escaldante seja no período da manhã ou tarde. Uma professora da unidade, afirma que a situação da quadra é a mesma desde 1996, quando ingressou na escola.

Leia Mais: Sintep-MT critica reforma de fachadas de escolas: “estruturas internas precárias"

A ação do governo Mauro Mendes, dentro do pacote de obras da Secretaria de Estado de Educação, tem provocado a indignação da comunidade escolar. Segundo os profissionais, a única obra realizada é colocar nova cor sob a marca do antigo governo ou ainda, reforçar o azul da atual gestão. Ação insuficiente para garantir as melhorias de infraestrutura aguardadas pela comunidade escolar. 

Sintep-MT/Subsede Várzea Grande
Situação precária da infraestrutura 

Na Escola Maria Leite Marcoski, a “mão” de tinta não é suficiente para esconder os buracos nos muros, a corrosão nas estruturas e, ainda, a deterioração da parte elétrica, com fiação pendurada.  O governo Mauro Mendes maquia as unidades, quando os prédios precisam de um procedimento invasivo para garantir a infraestrutura necessária e suporte pedagógico para os desafios apresentados