Governo Mauro Mendes esconde estrutura precária das escolas com pintura de fachada
Sem quadra coberta, estudantes disputam campeonato embaixo de sol na EE Maria Leite Marcoski
Publicado: 08/07/2022 17:38 | Última modificação: 08/07/2022 17:38
Escrito por: Roseli Riechelmann/Sintep-MT
Estudantes e profissionais da Escola Estadual Maria Leite Marcoski, em Várzea Grande, cobram do governo do estado a cobertura da quadra de esportes. O local, esta semana, está sendo usado para os jogos interclasses, e mais uma vez provoca desconforto e coloca em risco os competidores, que desenvolvem as atividades sob o sol e sem instalações adequadas para participação da comunidade escolar.
A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Leliane Cristina Borges, o descaso com a quadra dessa unidade é histórico. Mas não está na lista de prioridades do governo. “A preocupação da atual gestão, às vésperas das eleições, foi dar uma mão de tinta e o portão de entrada, fazendo um ‘lifiting’ no prédio”, destacou.
Os estudantes reclamam da dificuldade de desenvolver as atividades embaixo do sol escaldante seja no período da manhã ou tarde. Uma professora da unidade, afirma que a situação da quadra é a mesma desde 1996, quando ingressou na escola.
Leia Mais: Sintep-MT critica reforma de fachadas de escolas: “estruturas internas precárias"
A ação do governo Mauro Mendes, dentro do pacote de obras da Secretaria de Estado de Educação, tem provocado a indignação da comunidade escolar. Segundo os profissionais, a única obra realizada é colocar nova cor sob a marca do antigo governo ou ainda, reforçar o azul da atual gestão. Ação insuficiente para garantir as melhorias de infraestrutura aguardadas pela comunidade escolar.
Na Escola Maria Leite Marcoski, a “mão” de tinta não é suficiente para esconder os buracos nos muros, a corrosão nas estruturas e, ainda, a deterioração da parte elétrica, com fiação pendurada. O governo Mauro Mendes maquia as unidades, quando os prédios precisam de um procedimento invasivo para garantir a infraestrutura necessária e suporte pedagógico para os desafios apresentados