Governo Mauro complica retomada do ano letivo nas escolas

Profissionais apontam que governo investe em divulgação da Educação e ignora as reais necessidades das escolas estaduais

Publicado: 08/02/2023 14:35 | Última modificação: 08/02/2023 14:35

Escrito por: Roseli Riechelmann/Sintep-MT

Mensagens trocadas por educadores da rede estadual nas redes sociais reafirmam a preocupação com mais um ano letivo, sem o quadro de profissionais completo nas escolas estaduais de Mato Grosso. O destaque feito pelos professores e coordenadores de escolas estaduais destacam a desresponsabilização da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), ao se vangloriar sobre a abertura do ano letivo ao mesmo tempo em que “joga para os gestores escolares e, aos poucos, para os professores atribuídos, esforços e favores impagáveis”, relatou *Maria, coordenadora, em um dos diálogos.

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) registrou na semana passada, dias antes da retomada das aulas dia 6 de fevereiro, os problemas verificados nas escolas estaduais. A falta de funcionários e, principalmente professores, ganhou destaque esta semana entre os dirigentes das escolas que sofrem para administrar o funcionamento das unidades, nas atuais condições.

Leia aqui: 2023, mais um ano letivo de dificuldades na educação estadual de Mato Grosso

Os desafios para cumprir o calendário dos 200 dias letivos vão, de autorizar sala que já tem professores atribuídos, até o contrário, turmas completas inviabilizadas pelo sistema da Seduc-MT de atribuir aulas. Outras denúncias revelam que muitos professores efetivos estão com carga horária incompleta, e mesmo com aulas livres, estão sem poder atribuir

Outra irregularidade cometida pela Seduc-MT é o atraso no repasse de recursos para manutenção e preparo das escolas para o início das aulas e para atender a demanda são levados a comprar fiado dos fornecedores. Ainda dentro das irregularidades citadas, está a falta de transparência na contratação de professores interinos.

Os dirigentes do Sintep-MT, em todo o estado, registram os apontamentos denunicados e colocam na pauta do Conselho de Representantes do sindicato, que ocorre dias 18 e 19 de fevereiro, em Cuiabá, para adotar encaminhamentos. Conforme o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, se as escolas não têm condições de assegurar de forma adequada a aprendizagem, que suspendam as atividades até reorganizar a situação. É prerrogativa da escola essa organização 200 dias letivos, mesmo que não seja no mesmo ano civil”.

*Nome foi alterado a pedido, por temer retaliação