Frases bizarras que o governador Mauro Mendes já disparou contra servidores públicos


O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, desde sua posse para o cargo de chefe do Executivo estadual, demonstra não fazer questão de controlar a própria língua quando o assunto é revelar que não tem o menor apreço ao funcionalismo público.

Publicado: 31/03/2022 19:04 | Última modificação: 31/03/2022 19:04

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT

REPRODUÇÃO

Passados seis meses da publicação do texto abaixo, nada mudou na avaliação do governo de Mato Grosso sobre os servidores entre eles, os profissionais da educação. 
No texto divulgado no mês de setembro de 2021, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep-MT) elencou o desprezo e o menosprezo manifestado pelo governador Mauro Mendes aos servidores. Confira

_ “Servidor público tem que perder estabilidade”  (aqui) 

Nesta entrevista, publicada no site “O Livre” em 24 de fevereiro de 2020, Mauro Mendes argumenta, ao defender mudanças na legislação que garante a estabilidade do servidor público, que “o servidor público tem que perder a estabilidade, caso não corresponda ao exigido pelo cargo”.

Ora, quanto a isso, nem é preciso muito esforço para compreender que, ao perder a estabilidade na vida funcional, o servidor que porventura descobrir alguma falcatrua ou improbidade e denunciar, estará sujeito a todo tipo de perseguição e principalmente, a perder seu emprego. A estabilidade do servidor público é um importante instrumento de combate à corrupção, mas isso parece não ser levado em conta pelo governador ao defender o fim da estabilidade.

Em fevereiro deste ano, Mauro Mendes disparou uma fake News atingindo diretamente os servidores da Educação, ao afirmar que teriam sido “criadas” cerca de mil turmas com apenas 3 ou 5 alunos, apenas para atribuir mais aulas para professores sem que houvesse a real necessidade.

_” Tínhamos turmas que foram criadas em escolas, com 3, 5 alunos. Tínhamos várias turmas criadas, parece-me com o único objetivo de agregar mais profissionais, mais professores e aumentar custo para o poder público", afirmou Mendes na tribuna da Assembleia. (aqui)

Quanto à essa mentira, o Sintep-MT desafiou o governador a provar sua afirmação. Seguimos esperando até a data de hoje uma resposta para tal fake News.

Em entrevista à Rádio Jovem Pan, em julho de 2021, Mendes desceu o nível e literalmente xingou os servidores públicos da Empaer, ao falar sobre sua intenção em acabar com a repartição pública e exonerar todos que ali atuam.

_” (...) nesse caso específico [Empaer], essa decisão [pela demissão dos servidores] ela já foi tomada pela Justiça. Quem disse que tinha que demitir essas porra (sic)... esses senhores, essas pessoas que trabalham na Empaer, foi a Justiça, não foi o governador Mauro Mendes, não foi a nossa administração". (aqui )

Não podemos deixar de mencionar aqui, a fala eloquente do nosso governador-empresário, quando ainda da época de campanha, afirmando categoricamente que iria pagar integralmente a RGA dos servidores, ou seja, mentindo em suas promessas enquanto candidato.

_” Eu quero falar direto com você: servidor e servidora do estado de Mato Grosso. Quero dizer que nós vamos garantir TODOS os seus direitos, inclusive, o pagamento da RGA.”, diz trecho da fala do governador em seu vídeo de campanha. (aqui)