FEPE de MT se reúne com FNPE com foco na organização da CONAPE 2022

Debater a união de novas entidades e organizações que tenham o objetivo comum de lutar por uma Educação pública de qualidade, gratuita, laica e democrática. Essa foi uma das pautas da reunião com o FNPE, desta quinta-feira (10/06), com a participação do Fórum Estadual Popular de Educação de Mato Grosso.

Publicado: 25/06/2021 17:42 | Última modificação: 25/06/2021 17:42

Escrito por: Andressa Boa Sorte

Sintep-MT

A coordenadora do Fórum Estadual, Guelda Andrade, que também é dirigente da CUT Mato Grosso e do Sintep-MT, destaca a importante da mobilização para os debates de todas as etapas até chegar a etapa estadual, afim de ampliar a participação de Mato Grosso na CONAPE, que é a Conferência Nacional Popular de Educação, que ocorrerá em 2022.

“Entre os assuntos discutidos nessa reunião, falamos também sobre a adesão de novas entidades ao movimento e ainda, novas orientações para a realização da nossa Conferência. Todo esse movimento precisa ser fortalecido diante desse cenário político educacional que estamos enfrentando. Realizar a CONAPE é RESISTIR aos ataques e reafirmar, nosso projeto de Educação e sociedade com objetivo de que nossas contribuições sejam implementadas ao próximo Plano Nacional de Educação”, disse Guelda.

A coordenadora do Fórum Popular em Mato Grosso ainda destaca que essa organização surgiu quando o governo, na gestão Michel Temer, desmantelou o que era o Fórum Nacional de Educação. “Naquela ocasião, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ensino Público decidiu se retirar do Fórum que estava sob a chancela do governo federal, considerando a expulsão de algumas entidades do FNE. A CNTE saiu justamente por não reconhecer um caráter democrático, inclusivo e colaborativo daquela nova formatação imposta pelo governo. A partir desse movimento, que foi criado o Fórum Popular Nacional de Educação para fazer a disputa de projeto. A ideia é exatamente realizarmos um debate paralelo, incluindo as percepções da classe trabalhadora, dos envolvidos no processo de construção do conhecimento, no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à Educação”, ressaltou a sindicalista.

Durante a reunião do Fórum Nacional, foi destacada a importância fundamental da organização dos Fóruns Municipais. “Estamos nos mobilizando para que esses fóruns sejam criados também nos municípios, para dar voz aos profissionais da Educação, e todos os movimentos organizados da sociedade, cujo objetivo central é que nosso projeto tenha visibilidade e ecoe em todo o país e em todas as esferas da sociedade”, disse Guelda, que destacou ainda a necessidade de união entre as organizações sociais e sindicais. “As entidades podem e devem se unir. Todos aqueles sindicatos e organizações que comungam com nossos conceitos e propostas são bem vindos, ainda que não tratem de temáticas envolvendo exclusivamente a Educação”.

Sobre a CONAPE 2022

A etapa nacional deverá ocorrer entre os dias 10 e 12 de junho de 2022, em Natal, Rio Grande do Norte, com o tema “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”. O Lema da CONAPE 2022 será “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

O Objetivo geral da CONAPE 2022 é mobilizar todos os setores e segmentos da educação nacional dedicados à defesa do Estado democrático de direito, da Constituição Federal de 1988, do Plano Nacional de Educação e de um projeto de Estado que garanta educação pública, com a mais ampla abrangência, de gestão pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para todas e todos, para consolidar uma plataforma comum de lutas pela educação no país.

Fonte: Assessoria/CUT-MT e Sintep-MT.