Estudantes organizam ato contra Novo Ensino Médio e pelo passe-livre estudantil irrestrito


O ato está programado para acontecer nesta quarta-feira (15/03), com início às 16h, na Praça Ipiranga, região central de Cuiabá.

Publicado: 14/03/2023 16:51 | Última modificação: 14/03/2023 16:51

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

UBES
Estudantes e entidades mobilizam-se pela revogação do novo ensino médio

Entidades ligadas ao movimento estudantil em Mato Grosso organizam um ato público reivindicando o passe-livre estudantil irrestrito e em protesto à reforma do Ensino Médio, promovida durante o governo Bolsonaro.

O ato está programado para acontecer nesta quarta-feira (15/03), com início às 16h, na Praça Ipiranga, região central de Cuiabá. Entidades como a AME (Associação Mato-Grossense de Estudantes Secundaristas), a UNE (União Nacional dos Estudantes), UEE, (União Estadual dos Estudantes) e UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) são as responsáveis pela organização do manifesto.

Para o presidente da Associação Mato-Grossense de Estudantes Secundaristas (AME), Lucas Gabriel Gomes, a reivindicação pelo passe-livre irrestrito afeta diretamente o acesso ao ensino. “O passe estudantil sem restrições é de fundamental importância para atender a grade acadêmica do estudante, para que ele possa usar o transporte público coletivo também fora do horário de aula, já que muitos realizam pesquisa e extensão, além de trabalhar fora para ajudar no sustento da família”, disse.

Quanto à reforma do Ensino Médio, Lucas reforça a posição contrária dos estudantes ao novo modelo estabelecido. “Primeiro, vemos essa reforma como algo antidemocrático já que a proposta não chegou a ser debatia com os estudantes, nem mesmo com os professores. Além disso, essa reforma excluiu várias matérias como obrigatórias, deixando somente português, matemática e educação física e retirando matérias muito importantes como história, geografia, sociologia e filosofia”, criticou o presidente da AME.

Além disso, o estudante cita a proposta do novo modelo com a formação por “itinerários”. “É nítido que as escolas não possuem nem a estrutura básica para disponibilizar as aulas básicas do currículo, quem dirá os itinerários, mais ainda quando as escolas não conseguem disponibilizar os onze contidos nessa reforma. Se o estudante quiser fazer um itinerário que não teria na sua escola, seria obrigado a mudar de escola ou então optar por fazer um que não gostaria”, disse.

Reprodução
A reforma do Ensino Médio foi proposta no bojo das políticas neoliberais de austeridade fiscal impulsionadas a partir do golpe de 2016 

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), também é contra o Novo Ensino Médio. “O ensino médio enfrenta problemas sérios, como, por exemplo, os altos índices de evasão e para resolver questões como essa, é necessário que haja políticas públicas que ultrapassem os portões da escola. Outro debate que precisa ser feito, trata diretamente do financiamento para a educação pública. Sem isso, a escola pública segue sucateada, com educadores desvalorizados e com professores tendo que lecionar fora da sua área de formação. Ou seja, um verdadeiro caos para o ensino”, disse o presidente do Sintep-MT, professor Valdeir Pereira.

Serviço:

O que: Ato Público contra o Novo Ensino Médio e pelo passe-livre estudantil irrestrito
Quando: 15/03 às 16h
Local: Praça Ipiranga – Centro de Cuiabá

Reprodução