Escola de São Félix do Araguaia ganha centro de referência em Ciência da Natureza


O laboratório de biologia foi construído com recursos próprios e proporcionará estudos escolares e pesquisas científicas.

Publicado: 11/11/2022 18:20 | Última modificação: 11/11/2022 18:20

Escrito por: Roseli Riechelmann

Fotos EE Tancredo A. Neves
Centro de Estudos da Biodiversidade e Genética Evolutiva da Região do Araguaia (CEBioGERA) da EE Tancredo de Almeida Neves

A Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves, em São Félix do Araguaia (1.159 km- nordeste de Cuiabá-MT), está prestes a inaugurar o primeiro Centro de Estudos da Biodiversidade e Genética Evolutiva da Região do Araguaia (CEBioGERA). O laboratório foi criado dentro da unidade pública da rede estadual, que trabalha com estudantes do ensino médio.

O laboratório de biologia foi construído com recursos próprios e apoio de fundações que financiam projetos educativos, para ser um centro de atividades didático científicas e de extensão, e será usufruído por todos os professores e estudantes das escolas públicas da região.

 Educador pretende fazer do laboratório  referência para o desenvolvimento de estudos da biodiversidade regional

“A ideia é fazer com que o laboratório seja referência para o desenvolvimento de atividades em parceria com doutores e estudantes de pós-graduação de diferentes universidades e centros de pesquisas brasileiros. A meta é apoiar os estudos da biodiversidade realizados na região e, em contrapartida, promover oficinas e estudos com especialistas, estudantes e professores, sobre temas das Ciências da Natureza e da Saúde”, esclarece o idealizador do laboratório, professor doutor Ezequiel Aguiar de Oliveira, doutor em Genética Evolutiva e Biologia Molecular.

O professor Ezequiel, hoje atuando também na direção da escola, conseguiu ainda na gestão anterior a aprovação do projeto do laboratório. Após um ano de gestão ele será entregue para a comunidade escolar, que reúne 560 estudantes na sede e em salas anexas.  “Todos vão poder usufruir do laboratório, inclusive trabalhando em projetos com foco no bioma regional, contribuindo com o avanço científico e tecnológico da região”, destaca.

CEBioGERA destaca o trabalho de ensino e pesquisa na escola 

O professor relata que o CEBioGERA já conta com financiamento para o primeiro projeto aprovado pela FAPEMAT (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso), intitulado “Estudos citogenéticos em peixes (Characiformes) com estudantes do Ensino Médio da Escola Tancredo em São Félix do Araguaia”. O projeto envolve pesquisas contribuindo com a construção da aprendizagem e conhecimentos das diferentes áreas da biologia. “Além da biologia, é um espaço para estudo de componentes curriculares de outras áreas das Ciências da Natureza e da Saúde”, afirma o professor doutor Ezequiel.

A escola vem ao longo dos últimos dois anos desenvolvendo vários projetos que configuram uma cara nova à unidade. Dos projetos em andamento ganha destaque a reforma da estrutura física da unidade, que deu cara nova ao prédio e condições educacionais para a atuação dos profissionais e estudantes. Se deu de forma sequencial a reforma do laboratório de informática, à aquisição de livros para a biblioteca integradora, além da construção dos dois novos espaços; o CEBioGERA e a horta pedagógica.  

Horta pedagógica é mais um espaço de estudo e pesquisa implantado na escola

No pacote de projetos, a pesquisa financiada pela FAPEMAT, assegurou a oferta de bolsa de estudos para a pesquisa, para três estudantes do 3º ano da Escola, que têm a oportunidade de participar do estudo, com acúmulo de experiência e renda.  

O professor,  tem a expectativa de que, em breve, o centro de pesquisa poderá contribuir com o aumento de profissionais qualificados nas áreas das Ciências da Natureza e da Saúde, bem como outras áreas do conhecimento, com estudantes que residem na região, fazendo com que atuem na melhoria dos aspectos, ambientais, sociais, econômicos e a qualidade de vida das pessoas da Região do Araguaia.

Estudantes do Esnino Médio desenvolvem pesquisa como bolsista do projeto do CEBioGERA

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP-MT) parabeniza a comunidade escolar, com destaque para a atuação do professor doutor Ezequiel, que com esforço e empenho faz a diferença na educação pública de Mato Grosso, já que não há investimento do governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, em construir laboratórios de Ciências nas unidades escolares.