Entidades repudiam falta de merenda nas escolas públicas do país

A merenda escolar oferecida nas escolas públicas do país nunca foi tão pobre e racionada.

Publicado: 14/09/2022 16:38 | Última modificação: 14/09/2022 16:38

Escrito por: Redação/CNTE/Com informações do Eu Estudante/Correio Braziliense

Reprodução/G1
Alunos do Centro Educacional 3, em Planaltina, exibem carimbos nas mãos, medida adotada naquela unidade para impedir a repetição da merenda escolar

O governo disponibiliza, hoje, menos de R$ 1 por aluno para a alimentação dos estudantes do ensino básico, ignorando o reajuste da inflação. Para os alunos da pré-escola, a merenda, agora, custa 53 centavos e, para os que estão no ensino médio e fundamental, 36 centavos, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Em agosto, o presidente Jair Bolsonaro vetou o reajuste de 34% aprovado pelo Congresso, para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por considerar a medida “contrária ao interesse público”. Há cinco anos o programa não é reajustado. Entidades como a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) repudiam a medida.

Confira a notícia completa no site do Eu Estudante/Correio Braziliense clicando aqui.

A CNTE também já se posicionou sobre o assunto, repudiando a situação precária da alimentação escolar no país. Para o presidente interino da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, o valor per capita com o reajuste já seria irrisório e isso só mostra o descaso de Bolsonaro com a educação.

O presidente da CNTE também ressalta que Bolsonaro sabe que alimentar uma criança nunca seria contrariar o interesse público: “Ele está condenando o futuro do país, porque a alimentação é essencial para o desenvolvimento das crianças e Bolsonaro quer deixar o país na ignorância, assim como vem fazendo desde o início do seu mandato atacando a educação, retirando verbas de universidades e institutos federais”.

Confira a nota completa sobre o assunto no site da CNTE clicando aqui.

Fonte: Eu Estudante/Correio Braziliense (13/09/2022)