Entidades realizarão em Cuiabá a leitura da Carta aos Brasileiros em Defesa da Democracia


Um movimento da sociedade civil brasileira em defesa da realização das eleições manutenção do regime democrático

Publicado: 09/08/2022 10:51 | Última modificação: 09/08/2022 10:51

Escrito por: Sintep/Cuiabá

Reprodução

Seguindo a programação nacional, nesta quinta, 11, entidades sindicais e estudantil realizarão em Cuiabá a leitura da “Carta aos Brasileiros — em defesa do estado democrático de direito”, às 19 horas, no auditório do colégio Liceu Cuiabano.

Trata-se de um movimento da sociedade civil brasileira em defesa da realização das eleições manutenção do regime democrático, frente ao discurso recorrente do presidente Bolsonaro contra a justiça eleitoral e o processo eletrônico de votação, com insinuações de desacato ao resultado das eleições.

O evento, coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso — Sintep Subsede Cuiabá, está previsto para ser realizado nas demais capitais no mesmo dia e horário, em um movimento que teve a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP, professores, alunos e ex-aluno do curso como idealizadores.

“Não podemos aceitar passivamente as ameaças de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas e contra a própria legitimidade de nossas eleições. Nossa experiência com urnas eletrônica têm sido um exemplo para o mundo. Em Mato Grosso não iremos nos omitir nesta hora tão fundamental para garantir a continuidade de nossa democracia, vamos referendar mais o estado democrático de direito, conquista que nos é muito cara! ”, ressalta o professor Gilson Romeu, diretor do Sintep Subsede Cuiabá.

A carta tem inspiração na carta lançada e 1977 em defesa da democracia, também uma de iniciativa da Faculdade de Direito da USP, que denunciava a ilegitimidade do então governo militar e o estado de exceção em que vivíamos, que à época foi lida pelo professor Goffredo da Silva Telles Junior.

Serviço:
Leitura “Carta aos Brasileiros — em defesa do estado democrático de direito”
Quinta-feira, 11 de agosto
No auditório do colégio Liceu Cuiabano -  Cuiabá/MT