Ensaio fotográfico revela os “Tons da Beleza Negra” neste 20 de novembro


A beleza das mulheres negras evidenciada em mostra no Dia Nacional da Consciência Negra, em São José do Rio Claro

Publicado: 17/11/2023 14:26 | Última modificação: 17/11/2023 14:26

Escrito por: Sintep-MT

Jheniffer Kauani
Ensaio Fotogrático mostra a beleza da mulher negra

O ensaio fotográfico "Tons da Beleza Negra" promovido no município de São José do Rio Claro, evidencia nesse 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a valorização da mulher negra. A iniciativa da empresária Solange Trindade Rosa, ganhou o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), no município. 

A presidente do CMDM, Lucineia Goveia dos Anjos, ressalta que o projeto visa fortalecer a imagem da mulher negra e a autoimagem, promovendo direitos e empoderando-as. “O objetivo é evidenciar a beleza das características das mulheres negras, destacando a diversidade e singularidade de cada uma”, destacou

Jheniffer Kauani
Presidente do CMDM e estudantes participam de ensaio fotografico que apresenta os Tons da Beleza Negra 

Conforme Lucinéia, que é secretária estadual de Políticas Sociais do Sintep-MT, a escolha de estudantes trabalhadoras negras como modelos para o ensaio é estratégica, pois contribui para a representatividade e inspiração no âmbito educacional. “Ao convidar essas mulheres para participarem ativamente do projeto, a intenção é não apenas capturar suas imagens, mas também proporcionar um espaço para reflexão sobre o contexto histórico da cultura africana”.

A presidente do CMDM a valorização da imagem da mulher negra não se limita ao âmbito visual, mas também desempenha um papel fundamental na promoção de seus direitos e na construção de uma autoimagem positiva. “É uma ferramenta para empoderar as mulheres negras, reconhecendo suas contribuições e ressaltando sua importância na sociedade”, afirmou.

A empresária Solange Trindade Rosa já planeja expandir a proposta em 2024, incluindo oficinas de turbantes e outras atividades que promovam a participação espontânea das mulheres negras do município. 
No ensaio em cartaz participaram como modelos, da fotógrafa Jheniffer Kauani, as estudantes Emily Silva, Ana Claudia Chagas Silva, Bárbara dos Santos Timóteo, Tayane Terezio, Larissa Guimarães, Mariá Pacheco de Souza e Betina Soares Silva.