Encontro em PE: Coletivo de Mulheres da CNTE impulsiona o protagonismo feminino


Evento reúne educadoras de todo o país para fortalecer a participação das mulheres na educação e nos espaços de poder

Publicado: 21/07/2025 11:45 | Última modificação: 21/07/2025 11:45

Escrito por: CNTE

Pericles Chagas, João Carlos Mazella e Alesandro Vitor

O Coletivo de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) promoveu na sexta-feira (18), no Recife, um encontro voltado ao fortalecimento da atuação feminina na educação e à ampliação da presença das mulheres nos espaços de decisão. A programação incluiu momentos de acolhida, análise de conjuntura e troca de experiências entre lideranças sindicais de diversas regiões do país.

Logo na abertura, o clima foi de integração e escuta coletiva. A mesa de conjuntura trouxe reflexões sobre os desafios da educação pública no cenário atual, com foco nas desigualdades de gênero, raça e classe. O debate contou com a participação de militantes que atuam diretamente nos territórios, trazendo olhares diversos e experiências vividas na ponta.

À tarde, a oficina "Troca de Experiências nos Sindicatos" abriu espaço para o compartilhamento de práticas, desafios e conquistas das mulheres no movimento sindical, reforçando a importância da organização coletiva para a transformação social.

Organização, política e escola
Coordenadora do Coletivo de Mulheres da CNTE, Berenice D’arc destacou que, em um ano que antecede as eleições, é fundamental preparar mais mulheres para ocuparem espaços de poder. Segundo ela, a ação organizada das educadoras é decisiva para levar a política de gênero ao cotidiano escolar.

"A escola está em todas as casas do Brasil. Nós acolhemos as crianças todos os dias. Por isso, fazer com que a política de gênero esteja presente no ambiente escolar é essencial. A educação pode transformar a vida de meninas e mulheres que sofrem violência em casa", afirmou.

Berenice também reforçou o papel do coletivo na luta pela democracia e soberania. "Que as mulheres reconheçam sua força e possam usá-la para transformar a sociedade", disse.

A importância do encontro foi destacada por Mônica Brito, coordenadora do Sintepp, no Pará. "Participar dessa reunião foi essencial para ampliarmos nossa consciência sobre as políticas para as mulheres no mundo e relacioná-las à nossa realidade local. Esse evento nos empodera e fortalece para o engajamento político nos nossos territórios. Parabéns à CNTE", afirmou.