Encontro em Cáceres debaterá os caminhos para avançar na valorização salarial dos educadores

Dirigentes das Redes Municipais são instrumentalizados para lutar pelo cumprimento do Piso Salarial Profissional, um direito garantido em lei, mas ainda não concretizado por muitas prefeituras

Publicado: 19/04/2024 11:15 | Última modificação: 19/04/2024 11:15

Sintep-MT/Edevaldo José
Oficinas de financiamentos instrumentalizam os dirigentes para acompanhar o orçamento da educação nos municípios

Neste fim de semana, dia 20 e 21 de abril, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público realiza uma nova edição do II Encontro de Redes Municipais por Macrorregião. Desta vez, o trabalho acontece na região Oeste do estado, reunindo três polos do Sintep-MT, um total de 30 municípios. Os encontros possibilitam aos dirigentes sindicais das redes municipais conhecimentos para alcançarem o direito à valorização salarial.

Uma avaliação histórica e econômica da região evidencia que o Oeste do estado concentra os municípios mais antigos de Mato Grosso, dos quais fazem parte Cuiabá e Várzea Grande. Uma realidade que confere a esses municípios condições diferenciadas, acredita  o dirigente estadual e orientador das oficinas de financiamento da educação, professor Henrique Lopes.

Sintep-MT
Sintep-MT reuniu as informações teóricas sobre recursos da educação, em uma revista do II Encontro das Redes Municipais

“Os ranços da velha política de coronelismo, apadrinhamentos, fisiologismo, estão muito mais presentes. Há muitos vícios, inclusive da época da colonização. Estamos falando aqui de uma região, que, por ser mais antiga, já conviveu com diversos períodos da Educação brasileira, atravessou diversas leis, diversos planos de carreira, construídos em outras perspectivas, muitos antes até, da atual Lei de Diretrizes e Base da Educação, (1996)”, destacou.

Na análise do dirigente, essa característica atribui à região muitas influências do passado e, como mais antigas, possuem realidades sócio-político-econômicas mais consolidadas. Uma situação singular, pois, ao mesmo tempo em que são municípios mais estruturados economicamente, possuem vícios em suas administrações, com sucessivos grupos políticos se revezando no poder, e que apresentam muitas resistências, para avançar em direitos.

Apesar da peculiaridade de cada região, o Encontro leva para o debate um conceito que registra avanços na legislação, e nas possibilidades de fiscalização, a partir dos portais da transparência. “Hoje estamos com um arcabouço jurídico e legal que nos permite avançar minimamente do ponto de vista tanto da organização sindical, quanto da valorização, fazendo o enfrentamento sem medo das retaliações”, destaca Henrique Lopes.

ReproduçãoO diretor regional Oeste II, Edimilson José Ferreira, será o anfitrião do evento, que ocorrerá no município de Cáceres, com participação dos polos da macrorregião Oeste (I, II e III ), com previsão de 120 participantes. “As pessoas inscritas estão muito motivadas. Estamos preparando esse encontro com muito carinho para receber bem os nossos participantes”, concluiu.

Os dois dias de Encontro, no município de Cáceres, serão no Espaço D’Rocha, no Centro da cidade, a partir das 8 horas de sábado (20).