Empossada a nova diretoria do Sintep-MT para o triênio 2022-2025

A Chapa vencedora é composta por 47 membros, entre presidente e vice-presidente, além de titulares e adjuntos das 15 secretarias executivas, mais 15 diretores dos polos regionais.

Publicado: 30/06/2022 17:56 | Última modificação: 30/06/2022 17:56

Votação da Assembleia de Posse

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso realizou ontem (29/06) a 26ª cerimônia de posse da diretoria sindical, no dia do aniversário de fundação da entidade. A chapa Unidade, Participação e Luta: “Para Valer Nossos Direitos”, reelegeu o presidente Valdeir Pereira e a nova vice-presidente, Leliane Cristina Borges, para a gestão 2022-2025. A solenidade, na sede central do sindicato, em Cuiabá, foi realizada no sistema hibrido (virtual e presencial)

A composição da direção reúne ainda outros 45 membros, entre titulares e adjuntos das 15 secretarias executivas, mais 15 diretores dos polos regionais, responsáveis pela articulação das lutas sindicais com as 140 subsedes do sindicato no estado. Após a posse o novo presidente elegeu ainda, o Conselho Fiscal, composto por quatro integrantes.

Sintep-MT
Presidente da Comissão Eleitoral Estadual  Ednilson, Albino, dá posse a nova gestão do SIntep-MT 2022-2025

Em seu discurso Valdeir Pereira lembrou da dirigente, que compunha a chapa, mas infelizmente faleceu recentemente, com o filho, em acidente com o ônibus na volta para casa, após atividade sindical, professora Sidinei Cardoso. Também fez memória aos companheiros Júlio César Viana e Jocilene Barboza, também mortos em acidente de carro, em trabalho sindical. Ambos compuseram a chapa que encerra mandato neste 29 de junho de 2022.

Desafios

O presidente destacou os desafios postos para a categoria, diante de governos que desrespeitam os direitos dos profissionais da educação. “São momentos difíceis e teremos que buscar a disposição de todos e todas para vencermos os desafios”, destacou.

Conforme o presidente, a defesa para 2022 será retomar as políticas democráticas interrompidas pelos atuais governantes de Mato Grosso e do governo federal. Valdeir fez a defesa pelo voto dos trabalhadores pelos governos progressistas nas próximas eleições.

“Precisamos retomar nossas políticas de valorização salarial, como Revisão Geral Anual, a dobra do poder de compra e o fim do confisco das aposentadorias. E para isso, precisamos eleger pessoas que defendem as nossas pautas e a classe trabalhadora, tanto no executivo, como no legislativo”, finalizou.

Sintep-MT
Presidente empossado Valdeir Pereira em discurso ao lado da vice-presidente do Sintep-MT, Leliane Borges

Democracia

A nova vice-presidente Leliane Borges destacou a importância das mulheres ocuparem espaços de poder. E, nesse sentido, ressaltou a organização do Sintep-MT e Central Única dos Trabalhadores (CUT) que assegurar o direito da composição paritária dos espaços de decisão. “Construiremos todas nós, mulheres de luta, essa democracia com homens e mulheres lado a lado, fazendo a resistência e avançando nas conquistas”.

Integrante da categoria dos profissionais da educação, a presidente em exercício da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT), Maria Celma Oliveira, saudou a nova gestão do Sintep-MT, da central e subsedes. Maria Celma ressaltou a necessária união para fazer frente aos ataques aos direitos da classe trabalhadora.

”É o momento de convocar os trabalhadores para as ruas, mas também chamá-los para a reflexão de qual é o estado e o país que eles querem”, disse fazendo referência ao estado rico com a população passando fome na fila de ossinhos.

Sintep-MT
Assembleia de Posse ocorreu no sistema hibrido, com parte dos votos presenciais e outra parte  realizado de forma virtual

A representante do Sintep-MT, na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Guelda Andrade, ressaltou a representatividade do Sindicato, com reconhecimento internacional pelas lutas e conquistas precursoras de direitos. A dirigente fez referência ao Pronfuncionário. “Lembrando que a CNTE leva a nível nacional e internacional uma formação que nasce aqui dentro de Mato Grosso, que é a formação de funcionários”, destacou a dirigente, que é funcionária de escola.

Participaram também, os ex-presidentes do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, afastado, mas integrante da diretoria do Sintep-MT, e, o ex-deputado federal, ex-presidente da CNTE professor Carlos Abicalil. Em sua explanação Abicalil parabenizou a nova diretoria, ressaltando uma frase recorrente em seus discursos: “Se muito vale o que foi feito, vale mais ainda o que virá”.

Entre os convidados acompanharam virtualmente e presencialmente, representantes de sindicatos e associações de trabalhadores do estado; o presidente da Associação Mato- Grossense dos Estudantes Secundaristas (AME), Lucas Gomes; membros do Fórum Sindical de Mato Grosso; e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão.

Integrante da Comissão Eleitoral estadual comemoram a conclusão dos trabalhos e a eleição da nova diretoria sindical

Confira as fotos no facebook do Sintep-MT

Veja como foi a cerimônia de Posse da nova Diretoria do Sintep-MT (gestão 2022/2025)