Eleição Sintep-MT movimenta profissionais da educação em todo o estado

As eleições definirão os dirigentes para os cargos na diretoria da central, incluindo presidência e vice-presidência; secretarias; diretores regionais; e, direção das subsedes nos municípios.

Publicado: 15/06/2022 17:26 | Última modificação: 15/06/2022 17:26

REPRODUÇÃO
Trabalhadores da educação pública de diferentes partes dos estado vão as urnas escolher os dirigentes do Sintep-MT

As eleições do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) estão ocorrendo durante todo o dia de hoje (15/06), até às 20 horas, em mais de 100 municípios do estado. Em Cuiabá, maior colégio eleitoral do estado, estão sendo disponibilizadas 20 urnas. Nos demais municípios a quantidade de locais de votação fica a critério do número de eleitores. Em alguns lugares oportunizou-se ainda as urnas itinerantes.

Mesários começaram o trabalho cedo nas subsedes do Sintep-MT

Na capital, os primeiros eleitores chegaram por volta das 8h40, nas urnas instaladas nas duas sessões disponibilizadas na sede central do Sintep-MT. Outras urnas foram instaladas em escolas públicas, nas secretarias municipal e estadual de educação.

As eleições definirão os dirigentes do triênio 2022 a 2025, para os cargos na diretoria da central, incluindo presidência e vice-presidência; secretarias; diretores regionais; e, direção das subsedes nos municípios. Esta última com pleito em 75% das subsedes do Sintep-MT, num universo de 140 municípios. As regras estatutárias, estabelecem que as subsedes que não realizarem as eleições em 15 de junho, terão prazo conforme regulamento eleitoral para a realização do pleito.

Urnas foram disponibilizadas nas escolas públicas

O presidente da Comissão Eleitoral Estadual, Ednilson Albino de Carvalho, que atua no processo eleitoral do Sintep-MT há pelo menos três pleitos, informou que até as 14 horas não haviam registrado nenhum problema que demandasse a interrupção ou interferência da central. “As dificuldades são resolvidas assim que observam com mais atenção o regulamento. Por outro lado, esclarece, as dúvidas que aparecem no momento são solucionadas pelas comissões locais”, disse.

Profissionais da educação ativos e aposentados  participam do processo de escolha da direção sindical

Ednilson faz questão de destacar, com base em sua vivência nas eleições do sindicato, o esforço coletivo dos trabalhadores e trabalhadoras da educação para a realização do processo democrático. “Temos regiões do estado em que a dificuldade de acesso aos locais de votação é desafiadora, são distâncias longas a percorrer, distritos que muitas vezes dependendo das condições do tempo e da estrada exigem uma dedicação maior. Temos histórias de pessoas que tiveram o transporte quebrado e precisaram percorrer a pé, mas não desistiram”, relatou.