Educadores de Juína protestam contra retirada de direitos pelo executivo municipal


Diante dos ataques sofridos pela categoria, Assembleia extraordinária no município decidirá os rumos da educação municipal

Publicado: 24/02/2023 14:54 | Última modificação: 24/02/2023 14:54

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Sintep-MT/subsede Juína

Os trabalhadores da Educação no ensino público do município de Juína (distante cerca de 745 Km de Cuiabá), vem resistindo bravamente contra os recentes ataques da gestão sobre a categoria. Conforme o presidente da subsede do Sintep, Carlito Pereira da Rocha, além de não pagar o Piso Salarial desde 2021,  o prefeito, por meio da secretaria de educação da cidade, determinou uma série de alterações na rotina dos trabalhadores em educação, o que tem provocado transtorno dentro das unidades escolares.

Sintep-MT/subsede Juína

“Nossos direitos vêm sendo sistematicamente vilipendiados pela gestão municipal que alega que em 2021, recebeu da gestão anterior um índice de 9% de déficit, porém, não pagou a recomposição do piso até 2022. Já este ano, na audiência com os trabalhadores, demonstrou que não  irá  recompor o piso. Diante dessa indecisão os trabalhadores acumulam perdas de mais de R$ 700 reais mensais. Outro ponto que está  trazendo um desgaste junto aos técnicos de infraestrutura e nutrição, é  que esses profissionais tem no plano de carreira, a jornada de 40 horas e há mais de 16 anos vem trabalhando com a jornada ininterrupta de 6 horas com o objetivo de atender o Projeto Político da pedagógico da unidade. No entanto, o secretário  baixou uma portaria para esses profissionais cumprirem a jornada de 8 horas com intervalos, criando assim, um desarranjo dentro dos serviços e dos servidores”, disse Carlito.

Além disso, no mês  de janeiro, o executivo determinou a retirada da insalubridade e periculosidade, implantando um sistema de “análise  técnica” para então conceder ou não esses adicionais. “É muito lamentável que ainda tenhamos que nos organizar para lutar por direitos básicos como a questão do mínimo exigido por lei, que é o piso. O não pagamento do piso por essa gestão, mostra o não compromisso com a valorização dos profissionais da educação”, criticou o presidente da subsede do Sintep.

Sintep-MT/subsede Juína

Na pauta também entram temas como a avaliação do Plano Municipal de Educação e demandas como a realização de Concurso Público.  Nossa Assembleia Geral vai acontecer nessa sexta (24) e vamos deliberar sobre qual melhor caminho para defendermos tudo aquilo que é de direito de cada trabalhador e trabalhadora da educação em Juína”, finalizou.