Educadores de Campos de Júlio se mobilizam contra alterações na lei de carreira


Nesta segunda-feira (27), o Secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, participa de uma Assembleia Geral da categoria no município.

Publicado: 27/03/2023 16:47 | Última modificação: 27/03/2023 16:47

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Sintep-MT/subsede Campos de Júlio

Os trabalhadores da educação no município de Campos de Júlio (distante 566 Km de Cuiabá), estão mobilizados a fim de impedir que uma injustiça contra a carreira se concretize no município.

Ocorre que o prefeito Irineu Marcos Parmeggiani, enviou para a Câmara de vereadores, o projeto de Lei nº 32/2023, que altera a forma de remuneração dos educadores, prejudicando os reajustes aos quais os trabalhadores têm direito.

A presidente da Subsede do Sintep no município, Celita Donat, destaca que, a construção do referido projeto foi algo totalmente arbitrário e unilateral, uma vez que não houve discussão com a categoria. “O prefeito elaborou esse projeto sem qualquer discussão mais aprofundada sobre o tema. Além disso, ele mexe com direitos que nos são garantidos legalmente, através da nossa lei do Piso (Lei nº 11738/2008), algo que desrespeita a nossa lei de carreira e que desvaloriza nossa profissão”, disse.

Os argumentos do executivo criam uma animosidade entre as carreiras do funcionalismo público na cidade, uma vez que coloca os educadores como aqueles que estariam “impedindo” o reajuste de outras carreiras. “O executivo alega que, para que possa conceder reajustes a outras carreiras, seria necessário congelar o salário dos educadores, o que é uma verdadeira falácia, uma vez que existem verbas exclusivas destinadas à Educação e que não podem ser usadas para outra finalidade que não seja na remuneração dos trabalhadores”, criticou a sindicalista.

Sintep-MT/subsede Campos de Júlio

Diante dos ataques sofridos, a categoria se mobilizou e tem realizado manifestações com objetivo de esclarecer à comunidade e sensibilizar os parlamentares para que votem contra o projeto enviado pelo prefeito. “Nós temos mostrado a nossa força. Vamos continuar resistindo a esse ataque que é, não só aos profissionais da educação, mas contra a própria educação pública municipal”, disse.

Nesta segunda-feira (27), o Secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, participa de uma Assembleia Geral da categoria no município. A reunião será na Escola Germano Lazaretti. “Será importante que a categoria se organize e debata as estratégias para que se construa um canal de diálogo junto ao executivo e para que se tenha apoio dos vereadores nessa questão”, disse Henrique.

Já na sexta-feira (31) às 19h30, será realizada uma audiência pública para debater a pauta e reforçar a ilegalidade do projeto proposto pela prefeitura de Campos de Júlio. A reunião será na Câmara Municipal de Vereadores e toda a população está convidada a participar.


Veja o vídeo!