Educadores de Alta Floresta debatem pauta de reivindicações para valorização da carreira

Reunião faz parte da agenda de trabalho do secretário de Redes Municipais do Sintep-MT

Publicado: 05/04/2023 09:57 | Última modificação: 05/04/2023 09:57

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT.

Sintep-MT/subsede Alta Floresta

O secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes, tem participado ao longo da semana, de reuniões com a categoria em diversos municípios da região norte do estado. Desta vez, o sindicalista esteve no município de Alta Floresta, distante cerca de 790 Km de Cuiabá.

“A situação no município aponta para um cenário de viabilidade para que o poder público atenda às reivindicações dos trabalhadores, que envolvem principalmente a implementação do reajuste de 14.95% na remuneração dos educadores, respeitando assim, a Lei do Piso. Mesmo após a análise que fizemos das contas públicas, constatando que há caixa disponível para pagamento do reajuste, ainda falta essas negociações avançarem junto ao prefeito”, disse Henrique Lopes.

O secretário de Redes municipais ressaltou ainda que falta uma política de valorização desses trabalhadores por parte da gestão. “Os educadores, além de não estarem recebendo o piso com o devido reajuste, ainda enfrentam uma ameaça de ataque à carreira. Isso porque o prefeito encaminhou para a Câmara de Vereadores, um projeto de lei que acaba por enfraquecer Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria”, criticou Henrique.

A dirigente do Sintep-MT, Ilmarli Teixeira, que também é diretora da Regional Nortão II, acompanhou a agenda do Secretário de Redes Municipais na região e destacou a necessidade do progresso organizativo nas subsedes locais. “Essas visitas que temos feito aos companheiros da região Norte do estado, ajudam no processo de mobilização dos educadores a fim de cobrar a recomposição e buscar fortalecer a nossa luta. É importante a categoria acompanhar de perto todas as pautas que envolvem a educação pública e estar atenta à agenda proposta pelo sindicato através das nossas subsedes”, finalizou Ilmarli.