Educadores da rede municipal de Jangada estudam projeto de novo Plano de Carreira


Conquistas devem avançar para assegurar direitos dos funcionários de escolas

Publicado: 01/02/2022 18:35 | Última modificação: 01/02/2022 18:35

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT

Sintep-MT

Educadores da rede municipal de Jangada (70 km de Cuiabá-MT) se organizam para debater a reformulação do Plano de Carreira na rede municipal. A decisão foi encaminhada após o debate com dirigente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), nesta terça-feira (01/02), na EMEI Felismino Francisco de Almeida, com a participação do secretário de educação do município.
Durante a parte da manhã, o secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes, e o diretor Regional Oeste 1, Baixada Cuiabana, Ricardo Assis, ouviram os depoimentos dos trabalhadores da educação de Jangada, sobre inúmeros desafios apresentados para a valorização profissional, na rede municipal.

Sintep-MT
Dirigente do Sintep-MT (da esquerda para direita): secretário de Redes Municipais, Henrique Lopes; a presidente da subsede Jangada, Célia Costa; e o diretor regional, Ricardo Assis

Diante do exposto ficou evidenciado a necessidade de reformulação do plano de carreira para corrigir equívocos vivenciados pelos educadores do cargo de Apoio Educacional, motoristas e Apoio de Desenvolvimento Infantil (ADI’s).” Em ambas as funções o Plano Atual da Carreira (Lei 609/2014) apresenta distorções realizadas por alterações na Lei, à revelia das defesas da categoria”, esclareceu Ricardo Assis.
O dirigente estadual, Henrique Lopes, orientou que a categoria realize uma nova reunião para debater e deliberar a luta coletiva. “O Plano de carreira deve contemplar as lutas coletivas dos educadores de Mato Grosso, entre eles jornada de 30 horas e profissionalização (Profuncionário), que são os principais problemas apresentados em Jangada”, destacou.
Segundo a presidente da subsede do Sintep Jangada, Célia Costa, a categoria irá estudar o modelo de Lei da carreira estadual, estruturado com base nas defesas dos trabalhadores da educação, para reorganizar a carreira do Apoio da educação na rede municipal, em especial a jornada irregular dos motoristas escolares e a valorização e profissionalização das ADI’s.

Sintep-MT
Educadores  da rede municipal de Jangada participam do debate por direitos