Dirigentes do Sintep-MT cumprem agenda na Regional Oeste III

Sindicalistas passaram por Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda e Jauru

Publicado: 05/05/2023 19:04 | Última modificação: 05/05/2023 19:04

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Reprodução

Cumprindo agenda em municípios da região Oeste de Mato Grosso, o secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes, em companhia da diretora da Regional Oeste III, Eurides Souza Ramos Machado, conheceu de perto as demandas dos educadores das unidades escolares de Vila Bela, Jauru e Pontes e Lacerda.

Henrique Lopes, secretário das Redes municipais do Sintep-MT

Vila Bela da Santíssima Trindade

No município, a principal demanda dos trabalhadores da educação é quanto ao não cumprimento do piso salarial nacional da categoria. A luta é para que a prefeitura implemente o reajuste na remuneração dos trabalhadores que, desde 2008, sofrem com o achatamento salarial. “Tivemos em Vila bela da santíssima Trindade, a oportunidade de nos reunir com vereadores e o prefeito se fez presente na atividade do sindicato. Após diálogo, conseguimos com que ele fizesse o compromisso com a categoria de reajustar 5% do salário até julho e depois do fechamento do semestre, a promessa de uma nova negociação. Esse percentual é baixo, já que desde 2008 os educadores não recebem o reajuste integral. O que queremos é que a gestão se comprometa em respeitar a Lei do Piso e que a remuneração dos trabalhadores da rede municipal respeite o mínimo nacional”, disse Eurides.

Eurides Souza Ramos Machado, diretora da Regional Oeste III

Pontes e Lacerda

Já no município de Pontes e Lacerda, houve uma reunião entre os diretores do sindicato e os dirigentes da subsede. Na ocasião, o secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, apresentou um detalhamento acerca das receitas do município e a viabilidade da gestão implementar o reajuste à categoria. “Em pontes e Lacerda tivemos uma conversa com a direção da subsede para apresentamos dados das receitas públicas e trazer esses esclarecimentos que são importantes para a categoria ter elementos e dados consistentes para poder fazer a cobrança do que é devido junto ao poder público”, disse Henrique. Durante a reunião, os dirigentes da subsede se mobilizaram para organizar uma agenda entre a categoria e a administração municipal a fim de buscar uma negociação para reparar a defasagem salarial.

Jauru

Em Jauru, terceira cidade visitada nesta agenda, o professor Henrique e a diretora regional Eurides participaram de uma Assembleia com a categoria. Além disso, o secretário de Redes ministrou uma oficina de Formação aos companheiros abordando o financiamento da Educação Pública e as receitas do Fundeb. “Aqui em Jauru nós observamos, após uma análise das contas públicas e verbas destinadas exclusivamente à Educação, de que há viabilidade financeira para que a prefeitura implemente em sua integralidade o reajuste devido aos trabalhadores. Já houve o pagamento de uma parcela no percentual de 5,96% em janeiro e agora, após diálogo junto ao prefeito, há o compromisso de que, o que falta para alcançar os 14,94% devidos, será reajustado ao longo do ano”, disse Henrique.

Confira as fotos no facebook do Sintep-MT