Diretores do Sintep-MT e aposentados de Mato Grosso fazem mobilização em Brasília

Agenda de três dias cobrará posicionamento do governo federal quanto a tirania do Governador Mauro Mendes (União Brasil) contra os aposentados e pensionistas de Mato Grosso

Publicado: 28/08/2023 17:01 | Última modificação: 28/08/2023 17:01

Escrito por: Sintep-MT

Sintep/MT
Aposentados da educação levam a mobilização contra o confisco das aposentadorias, da ALMT para Brasília!

Nesta terça-feira (29 de agosto) educadores aposentados da Educação e líderes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) estarão no aeroporto internacional de Brasília para uma atividade que tem por meta denunciar os ataques sofridos pelos aposentados e pensionistas do estado, decorrentes da reforma da previdência estadual implementada pelo governador Mauro Mendes (União Brasil). Simultaneamente, eles exigirão o fim do confisco previdenciário de 14%, imposto pelo governo de Mato Grosso. Durante os dias 29, 30 e 31, diversas ações e reuniões com representantes nacionais estão planejadas, incluindo parlamentares de Mato Grosso, além do início dos diálogos com a Presidência da República e Ministros do Governo Lula.

“O governo Mauro Mendes está impondo um fardo pesado sobre os aposentados e pensionistas, exigindo que eles arquem com um suposto déficit da Previdência estadual, decorrentes de má gestão dos governos com os recursos dos trabalhadores do estado”, afirma o Professor Valdeir Pereira, presidente do Sintep-MT.

Valdeir Pereira
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, já está no aeroporto de Brasília para a ato pelo fim do confisco das aposentandorias e pensões

Segundo o dirigente, os profissionais da educação já possuem os salários mais baixos entre os servidores do executivo estadual, e essa situação do confisco é ainda mais cruel quando se trata dos aposentados. "Além de confiscar parte das aposentadorias e pensões, eles enfrentam um arrocho salarial que tem impactado seu poder de compra ao longo dos últimos cinco anos. Isso sem mencionar a ausência de pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA)", destaca o Professor Valdeir.

Durante a manifestação em Brasília, os/as aposentados/as e líderes sindicais vão pleitear um aumento na faixa de isenção para contribuições previdenciárias, para valores acima do teto do INSS. "A situação atual dos aposentados e pensionistas é insustentável, afetando inclusive a saúde devido à falta de recursos para medicamentos, além do aumento do endividamento através de consignados, como uma medida desesperada para sobreviver", relata a Professora Angelina Oliveira, secretária de Seguridade Social do Sintep-MT.

Sintep-MT
Confisco afeta a saúde devido à falta de recursos para medicamentos, além do aumento do endividamento através de consignados

Conforme o presidente do Sintep-MT, a agenda de lutas pelo fim do confisco foi definida durante o Conselho de Representantes da categoria, ainda em fevereiro, e já resultou em manifestações na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na Casa Civil e em diversas reuniões com outros poderes, como o Ministério Público Estadual (MPE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a própria ALMT.

“Infelizmente, o representante do governador no Conselho de Previdência, secretário Rogério Gallo (Sefaz-MT), não demonstrou interesse em discutir a situação de confisco. Da mesma forma, o secretário da Casa Civil, Deputado Federal e pré-candidato à prefeitura de Cuiabá-MT, Fábio Garcia (Fabinho Garcia - União Brasil), também não se posicionou sobre essa questão”, destaca o presidente do Sintep-MT.

Aposentados da educação em mobilização pelo fim do confisco no Palácio Paiaguás e ALMT
Aposentados do Sintep-MT intensificam ações para revogação da Lei 654/2020 de Mato Grosso