Direção Estadual do Sintep-MT avalia e debate estratégias para as pautas prioritárias


Durante três dias de trabalho serão reavaliadas as metas e ações da gestão a partir do planejamento de janeiro de 2024

Publicado: 16/10/2024 14:07 | Última modificação: 16/10/2024 14:07

Escrito por: Roseli Riechelmann

Reprodução

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) realiza a segunda etapa do Planejamento Estratégico com a Direção Estadual, em 2024. Entre os dias 18 a 20 de outubro será realizada a avaliação e atualização das ações definidas na primeira reunião, em janeiro. A atividade acontecerá na sede do Sindicato, em Cuiabá, onde são esperadas a participação de todos os dirigentes que compõem a direção estadual.

O professor Valdeir Pereira, presidente do Sintep-MT, esclarece que se trata de uma atividade para revisão e direcionamento das defesas sindicais. A partir dos debates, o coletivo delibera novas estratégias voltadas, principalmente, para as questões da rede estadual. “Temos uma pauta estabelecida para as negociações com o governo de Mato Grosso, e será sobre elas que faremos as avaliações e deliberações”, disse.

Entre os desafios estão as dificuldades de negociação com o governo de Mato Grosso, para avançar em reivindicações que incluem valorização salarial com ganho real, defesa da gestão democrática nas escolas e a oposição ao fechamento de unidades via redimensionamento com municípios, ou mesmo a medida inconstitucional de escolas cívico-militares.

Conforme o dirigente, o Planejamento é debate, mas é principalmente trabalho, avaliações e propostas para e direcionamento das ações sindicais e políticas do Sintep-MT, permitindo que a direção estadual defina prioridades e ajuste suas estratégias de acordo com o cenário educacional do estado.

Os debates sinalizam também encaminhamentos às pautas prioritárias nos municípios, contudo, historicamente as demandas municipais são acompanhadas pela organização das subsedes. Em 2025, as prefeituras estarão sob nova gestão, ou mesmo com a continuidade de prefeitos reeleitos. Diante disso, Valdeir reforça a necessidade das subsedes realizarem seus planejamentos estratégicos com foco nas demandas locais.

As deliberações tomadas nesse encontro serão fundamentais para orientar as ações do Sintep-MT no próximo ano, especialmente em relação às pautas estaduais prioritárias, como as negociações salariais e a garantia de melhores condições de trabalho para os profissionais da educação.