Dia 16/03, educadores de MT farão ato público integrando mobilização nacional

Publicado: 11/03/2022 11:07 | Última modificação: 11/03/2022 11:07

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT.

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), convoca toda a categoria para participar da mobilização que será realizada no dia 16 de março, em todo o país. Em Cuiabá, o ato público está marcado para às 16h, com a concentração dos manifestantes na Praça Alencastro, região Central.

Outras categorias que incluem os servidores públicos estaduais também vão somar forças nas reivindicações. “Nós estamos mostrando para o governo Mauro Mendes que o funcionalismo público é unido e temos diversas pautas em comum, que passa justamente pela valorização profissional e a realização de concursos públicos”, disse Orlando Francisco, que é membro da diretoria do Fórum Sindical de Mato Grosso.

A mobilização faz parte da agenda nacional de atos em prol dos trabalhadores e na pauta nacional estão cobranças como:

-Cumprimento do piso do magistério 2022 (R$ 3.845,63 e 1/3 de jornada extraclasse) em todas as redes escolares;

-Regulamentação do piso salarial dos profissionais da educação (art. 206, VIII da Constituição Federal);

-Valorização dos planos de carreira, contratações por concurso público e contra a Terceirização na educação;

-Revogação do “Novo Ensino Médio” excludente e de formação minimalista dos estudantes;

-Contra a militarização escolar e Homeschooling e a Lei da Mordaça (Escola Sem Partido).

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, destaca a importância da participação massiva dos trabalhadores da educação. “Essa manifestação vem mostrar para os governos, federal e estadual, que a classe trabalhadora está unida e que não abriremos mão de nenhum de nossos direitos. Fazer essa mobilização é uma forma de mostrar também à sociedade, que estamos lutando, não apenas em prol da valorização profissional, mas também, por um ensino público de qualidade que vai beneficiar a todos os estudantes”, disse.

Na pauta estadual, integram todas as reivindicações levantadas no último Conselho de Representantes dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso, realizado em fevereiro, que são:

-Que o governo resolva os problemas que surgiram na organização do ano letivo de 2022, no que tange ao processo de atribuição de aulas;

-Que respeite a gestão democrática no Sistema Educacional e na organização pedagógica, política e administrativa da escola pública em Mato Grosso;

-Que implemente os direitos dos trabalhadores dentro dos reajustes previstos da Pauta Salarial e da Campanha Salarial de 2022.

“É triste que, em pleno 2022, ainda tenhamos que lutar para que o governo cumpra com a lei e respeite os direitos dos educadores. Ainda assim, sabemos que todos os direitos da categoria até aqui, são fruto de muita luta e de enfrentamentos dos quais os educadores nunca se furtaram a ter. Então, seguimos fazendo essa convocação para, mais uma vez, unirmos nossas forças em prol da valorização profissional e de uma educação pública de qualidade e socialmente referenciada”, finalizou o sindicalista.