Desorientação da SEDUC gera conflito nas atribuição de aulas nas escolas

A carreata foi realizada nesta segunda-feira (08.02), logo após a Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), que reafirmou a defesa pela vida, dos direitos deliberou pela permanência do estado de greve.

Publicado: 09/02/2021 17:39 | Última modificação: 09/02/2021 17:39

Escrito por: Sintep Varzéa Grande

Sintep/MT

O que deveria ser o primeiro dia de retorno às aulas na rede estadual começa com uma forte carreata contra o desmonte da educação pública na rede estadual de Mato Grosso. A carreata percorreu o Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá, onde deixaram recados no Palácio Paiaguás, na Secretaria de Fazenda, Tribunal de Contas e, finalizando, na secretaria de Estado de Educação.

A carreata foi realizada nesta segunda-feira (08.02), logo após a Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), que reafirmou a defesa pela vida, e deliberou pela permanência do estado de greve. A decisão só será revertida para greve geral, se houver tentativa de aulas presenciais, antes da imunização. Nesse contexto, inclui-se a proposta de aulas hibridas. Com trabalho remoto e atendimento presencial de estudantes no chamado plantão de dúvidas.

De acordo com a secretária de Assuntos Jurídicos do Sintep/VG, Maria Aparecida Arruda Cortez, a Cida Cortez, ao contrário ao que o Governo do Estado afirma, através do seu secretário Allan Porto que está tudo certo, tudo arrumado para o inicio do ano letivo, o resultado das atividades do órgão estadual demonstram que não é bem assim. “Falta professores, falta trabalhadores do quadro da limpeza, merendeiras e além disso, o processo de atribuição feito antes de das matrículas realizadas, e que ocasionou o fato de professores efetivos terem que assumir aulas, em substituição, ficando alguns remanescentes, agora terá que ser refeito. Chegou ao cúmulo de situações de professores ter atribuído aulas em várias escolas e agora surgiram aulas, que deveriam ser dele desde o começo, caso tivessem efetivado as matrículas”, explica a diretora do Sintep/VG.

“As determinações da SEDUC, cumpridas pelas assessorias, causaram desorientação e terão que refazer a atribuição de aulas com o surgimento de novas vagas. Isso tudo, demonstra o quanto a secretaria não prioriza a educação, e que o único projeto de educação e o desmonte da educação pública\\\", avalia a dirigente do Sintep/VG e a secretária-adjunta de Políticas Sociais do Sintep-MT.

Sintep-VG