Delegados de MT retornam da 4ª Plenária Intecongressual da CNTE com plano de lutas definido

A defesa dos educadores foi por garantia de acesso e respeito ao tripé: matrícula, permanência e qualidade na formação ofertada. Diante disso, reafirmaram a Revogação Já, Novo Ensino Médio

Publicado: 20/03/2023 17:59 | Última modificação: 20/03/2023 17:59

Renato Braga/CNTE
Delegação do Sintep-MT na 4ª Plenária Intercongressual da CNTE

A delegação com 25 representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), que participou durante três dias (17,18 e 19/03), em Brasília, da 4ª Plenária Intercongressual da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) retorna para o estado com plano de lutas definido. Após a imersão em debates, estudos e análises foi deliberada as defesas de políticas educacionais e sindicais, para 2023. O encontro fortaleceu a base da luta pela educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada.

Saiba mais: Plano de Lutas é aprovado por unanimidade no último dia da 4ª Plenária Intercongressual da CNTE

Sintep-MT no coletivo de entidades do CNE da CNTE

“Nossa delegação teve uma atuação participativa durante as atividades, com muito trabalho e preocupação em reafirmar as defesas da educação pública com qualidade. Nos fortaleceu confirmarmos que estamos no caminho certo em Mato Grosso e, apesar das dificuldades vivenciadas, fizemos e faremos os enfrentamentos necessários para nos mantermos na luta, com a rebeldia e resistência que nos move”, destacou o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.

Saiba mais: Atualização das lutas sindicais é amplamente discutida no segundo dia da 4ª Plenária Intercongressual da CNTE

Leia também: Segundo dia da 4ª Plenária Intercongressual dá prioridade à retomada das políticas educacionais

Renato Braga
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, com a placa cobrando revogação do novo Ensino Médio, durante atividade da CNTE

A plenária trouxe temas aprovados no Congresso da CNTE e reafirmados pelo Conselho Nacional de Entidades (CNE), instância na CNTE composta por representantes dos sindicatos filiados de todo o Brasil. Durante o evento foram avaliadas a conjuntura nacional e internacional, a política nacional, educacional e sindical. Toda a plenária foi trabalhada em cima desses temas estruturantes. Diante do que foi deliberado, os participantes definiram um calendário de lutas até outubro de 2023.

Renato Braga
Secretária de Assuntos Educacional da CNTE e dirigente do Sintep-MT. Guelda Andrade, coordenou mesa durante a 4ª Plenária

Leia aqui: Solidariedade é o tema central no primeiro dia da 4ª Plenária Intercongressual da CNTE Professor João Felício

“É fundamental a definição do plano de lutas para mantermos a categoria mobilizada e concentrada, considerando os desafios que temos pela frente, para garantir Piso, Carreira, Jornada de Trabalho, de forma que também consigamos garantir a educação de qualidade nesse país. Para garantir educação de qualidade precisamos assegurar o acesso, e este amarrado no tripé; matrícula, permanência e qualidade dessa formação ofertada. Diante disso, foi consenso a necessidade de Revogação Já, da farsa do Novo Ensino Médio. Esse foi o principal debate”, destacou a dirigente do Sintep-MT e secretária de Assuntos Educacionais da CNTE, Guelda Andrade.

Confira as fotos no facebook do Sintep-MT