Curso de Formação Sindical em Ribeirão Cascalheira finaliza atividades de 2023

Capacitação de profissionais da educação é fundamental para assegurar o futuro da luta sindical em busca de melhorias e direitos para a categoria

Publicado: 13/12/2023 17:01 | Última modificação: 13/12/2023 17:01

Escrito por: Wagner Zanan

Sec. Adjunto de Formação Sindical, Prof. César Guedes, durante realização do Curso

A Secretaria de Formação Sindical do Sintep-MT esteve levando conhecimento e informação aos filiados do interior. Desta vez, na região leste do Estado, em Ribeirão Cascalheira, onde mais de 40 profissionais da educação municipal participaram do curso de formação sindical ofertado pelo SINTEP-MT.

Realizado em três etapas, no próprio município, o curso abrangeu diversos assuntos, desde as origens da organização dos trabalhadores, sua origem na Europa, passando pelo Brasil Imperial e chegando no Brasil República, quando efetivamente surgem os sindicatos, no mundo e também aqui, no início do século 20, sua relação com o fortalecimento das categorias de trabalhadores, reconhecimento profissional, à conquista de direitos.

O ano foi de retomada dos cursos presenciais de formação sindical, o que exigiu deslocamento da equipe para as subsedes do Sintep-MT o que também é importante para o fortalecimento dos vínculos entre as subsedes e a sede central do SINTEP-MT, avalia o Secretário adjunto de Formação Sindical, César Augusto Guedes.

“É importante essa ida à subsede, ao município, às localidades. Porque é lá na realidade local dos profissionais que são travadas suas lutas, e nós do sindicato temos que saber quais são essas demandas. Em Ribeirão Cascalheira, mesmo, são 4 escolas municipais e apenas uma estadual, então, neste município, a realidade dos profissionais da educação tem a ver com a cor relação de forças local, com o poder executivo municipal. E estando presente aqui, sabemos quais são as necessidades de nossos sindicalizados.”, esclareceu o Secretário Adjunto de Formação Sindical.

Também participando da equipe de formação sindical, a Secretária Adjunta de redes Municipais, a professora Ana Lúcia da Silva lembra que despertar a fagulha da consciência de classe em cada filiado e em cada trabalhador da educação é fundamental para a luta da categoria, sobretudo, para fortalecer a luta por melhores salários, concurso o público, plano de carreira e para a manutenção de direitos já existentes e conquista de novos direitos.

Profissional da Educação lotada em Ribeirão cascalheira e Secretária Adjunta de Redes Municipais do Sintep-MT, Ana Lúcia da Silva, destaca que os profissionais da rede municipal de ensino são sempre participativos. “Aqui em Ribeirão Cascalheira, os profissionais da rede municipal estão sempre juntos, sabem da importância da organização dos trabalhadores e das lutas por salário, direitos e melhores condições de trabalho.”, explicou a sindicalista.

Quem participou dos cursos de Formação Sindical neste ano destaca a importância dos conhecimentos obtidos e a forma de trabalho da Secretaria de Formação Sindical.

Claudeci da Costa Silva, Técnica Administrativa Escolar, rede municipal Ribeirão Cascalheira

“...”

Ságida de Souza Ribeiro, Vigilante de Pátio, rede municipal Ribeirão Cascalheira

Em 2024 tem mais! Objetivo é chegar nos dirigentes, oferecendo uma capacitação continuada a quem atua nas subsedes, qualificando a luta sindical e por outro lado, chegar a novos profissionais da educação e novos fliados, dando continuidade ao processo de conscientização da classe, para manutenção da força e da luta sindical.