Construção da CONAPE em Mato Grosso

Coordenação do FEPE-MT convoca para a organização do diálogo nos municípios, criação de Fóruns locais para a realização das conferências livres, municipais, regionais e a estadual

Publicado: 23/06/2021 11:36 | Última modificação: 23/06/2021 11:36

Sintep-MT

Após a chamada da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT), para a organização da etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação 2022 (Conape-2022), as entidades que compõem o Fórum Estadual Popular de Educação de Mato Grosso (FEPE-MT) elegeram a coordenação estadual e deram início às atividades. A Conferência Estadual Popular de Educação (Conepe), em Mato Grosso, está com data marcada para 28 de outubro. Com isso, está lançada a organização e construção para as etapas da conferência.

A organização dos trabalhos do Fórum Estadual Popular de Educação de Mato Grosso (FEPE-MT) ficou sob a coordenação da dirigente estadual do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), secretária de Políticas Educacionais, Guelda Andrade. A secretaria Geral do FEPE ficará a cargo da professora Heloísa Gentil, da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).

A coordenadora do FEPE-MT, Guellda Andrade, chama a atenção dos profissionais da educação nos municípios fiquem atentos às datas das etapas e dialoguem com suas instituições conferindo quando iniciarão as etapas. “Nós teremos as etapas municipais, regionais e as Conferências Livres, de autonomia de cada Fórum Municipal que precisa ser composto pelas instituições de cada município”, informa a coordenadora.

Guellda, que assume a coordenação do FEPE-MT pela segunda vez, lembra que o Fórum Nacional Popular de Educação foi instituído, a partir do desmonte do Fórum Nacional de Educação, ainda no governo do presidente Michel Temer, em 2017.

“Foi a partir desse desmonte que a CNTE, junto com outras instituições que foram excluídas do Fórum sem explicação lógica, iniciam a composição do Fórum Popular para debater e encaminhar as defesas da classe trabalhadora quanto ao projeto educacional que reflete na disputa do projeto de sociedade que idealizamos para este país, sem perder de vista, que este debate ressoa em todos os estados e municípios da federação”, ressalta Guelda.

Segundo a dirigente, é importante entender que, a composição dos Fóruns Estadual e Municipais é fundamental para fortalecer o debate da Conferência Nacional, considerando que este debate será parâmetro para a avaliação e reconstrução do próximo Plano Nacional de Educação – PNE.

O FEPE de MT reúne a participação de movimentos sociais, entidades e instituições como CUT-MT, Sintep/MT, Unemat, Adunemat e UFMT.

CONAPE 2022

A Conferência Nacional Popular de Educação 2022 (Conape 2022) vai ocorrer entre 10 e 12 de junho de 2022, em Natal, no Rio Grande do Norte, com o tema “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”.

Este ano a Conferência fará uma homenagem ao educador pernambucano Paulo Freire, patrono da Educação, em seu centenário (1921-2021), com o lema “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

Fonte:Assessoria/Sintep-MT