Conselho Nacional de Entidades presta homenagens e define calendário de lutas para 2023

Na manhã desta sexta-feira (11), o Conselho Nacional de Entidades (CNE) da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) prestou homenagem aos profissionais da categoria que se candidataram nas eleições de 2022 para representar a classe trabalhadora.

Publicado: 15/11/2022 18:45 | Última modificação: 15/11/2022 18:45

Escrito por: Redação/CNTE

Augusto Dauster

Veja aqui a lista de homenageados/as.

Uma das agraciadas foi a deputada federal professora Rosa Neide (PT/MT), que neste ano foi a mais votada no Mato Grosso, mas não foi reeleita. Ela recebeu mais de 124 mil votos, praticamente triplicou a votação anterior, porém a federação composta por PT, PV e PC do B não conseguiu fazer o quociente eleitoral necessário para eleger um representante na Câmara dos Deputados.

O presidente da CNTE, Heleno Araújo, atribuiu essa votação expressiva como fruto da presença da deputada junto à base. “Aqueles que quiseram nos derrotar tiveram muito trabalho”, reconheceu Heleno, explicando que a determinação da professora Rosa Neide, envolvendo o trabalho no seu estado, no Sintep-MT e a participação nos conselhos tiveram como resultado essa ampla aprovação popular.

"Muito grata e feliz com a linda homenagem que recebi do Conselho Nacional de Entidades em reconhecimento ao trabalho desenvolvido nesses quase quatro anos de mandato na Câmara dos Deputados. A defesa da educação, dos serviços públicos, das pautas sociais é minha causa de vida", declarou a deputada Rosa Neide.

A secretária geral da CNTE, Fátima Silva, reverenciou a resistência de todos que enfrentaram o governo Bolsonaro. “Esses são os companheiros e companheiras que representam os milhares de candidatos e candidatas trabalhadores da educação desse país que orgulhosamente nos representaram. E vamos lá, é um novo tempo.”, registrou.

Professores eleitos

O secretário de assuntos jurídicos e legislativos da CNTE, Gabriel Magno, foi eleito deputado distrital em Brasília (DF) e fez uma breve avaliação do período eleitoral. “Essa eleição mostrou o tamanho da coragem e da dignidade do povo brasileiro, em uma eleição que teve mentira, compra de voto, assédio e mesmo assim diante de tudo isso o povo foi lá e apertou o 13 nas urnas, elegeu o Lula”, reflete Gabriel.

Na opinião do secretário, a candidatura dele foi uma expressão das lutas de combate à fome, por investimentos na saúde, educação e cultura, pelo povo brasileiro como prioridade e contra o fascismo. “Tenho muita esperança não só no mandato, mas nas lutas dos nossos sindicatos e CNTE. A gente vai reconstruir esse país sobre outros pilares. O mandato é um instrumento das lutas dos professores, professoras, funcionários e funcionárias de escola também”, reiterou.

A presidenta do Sintego (GO), Bia de Lima, eleita deputada estadual em Goiás, também foi homenageada. Ela conta que "esperança" foi a palavra que moveu a campanha dela e de tantos outros candidatos da categoria em defesa de justiça social. “Que bom que nós vamos mostrando cada vez mais que nós fazemos a educação e estamos prontos para todas as lutas e pautas. Nós compreendemos o nosso papel social neste contexto. Por isso não nos afastaremos do movimento sindical para estarmos articulando e pressionando para que nos parlamentos as coisas possam ocorrer nos moldes do que nós pregamos”, assegurou Bia de Lima.

>> ACESSE AS FOTOS DO CNE NO FACEBOOK

Campanha Calar Jamais

O secretário de comunicação da CNTE, Luiz Carlos Vieira, falou sobre a importância de todas as entidades filiadas à CNTE se somarem à campanha “Calar Jamais”, do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). “Lançamos uma coletânea com depoimentos e denúncias de censura. Busquem nos seus estados os comitês regionais de democratização da comunicação. Busquem e se organizem, temos que trazer isso à tona. Nós educadores estamos sendo atacados na nossa liberdade, mas não é só por isso, é importante para fortalecermos a luta em favor da democracia”, ressaltou o dirigente.

Agenda da Internacional da Educação

Em função da pandemia de Covid-19, a Internacional da Educação adiou para julho de 2024 o Congresso. Em julho de 2023 haverá um congresso virtual de 11 a 13 de julho. O congresso presencial será realizado de 25 de julho a 2 de agosto em Buenos Aires, na Argentina. Mais detalhes serão divulgados em breve pela CNTE.

Coletivo de Mulheres

A secretária de relações de gênero da CNTE, Berenice D’arc, informou que a reunião do coletivo de mulheres da CNTE será realizada no próximo dia 17 de novembro, de forma virtual, para planejar as ações para os 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher e debater outros temas como a Conferência das Mulheres, que deverá ser realizada no governo Lula e terá a participação dos sindicatos e outras organizações da sociedade civil.

Calendário de Lutas da CNTE

Novembro/Dezembro – transição

Primeiro semestre
Curso de formação política (secretarias de formação e política sindical)