Conselho de Representantes do Sintep-MT realiza última reunião do ano

Publicado: 26/11/2023 20:51 | Última modificação: 26/11/2023 20:51

Escrito por: Wagner Zanan

Sintep-MT/Jadson Oliveira
Dois dias de debates com participação presencial e virtual de dirigentes e representantes da categoria

Entre a sexta-feira (24/11) e este domingo (26/11) Trabalhadores da Educação Pública, estadual e municipal, participaram das atividades do último Conselho de Representantes do ano de 2023. O objetivo, avaliar as ações da categoria no ano corrente e também projetar as linhas de atuação já para o ano de 2024.

O Conselho se reuniu na sede do Sintep-MT, no bairro Bandeirantes, em Cuiabá, e discutiu assuntos de interesse dos profissionais da educação. Entre os temas debatidos estiveram concursos públicos, a sistemática da atribuição de aulas na rede estadual, campanha salarial e o confisco dos 14% sobre as aposentadorias dos servidores públicos.

Conselho aprova as deliberações para 2024

Para o presidente do Sintep-MT, professor Valdeir Pereira, não restam dúvidas de que 2024 será um ano de muitas e indispensáveis lutas para os profissionais da Educação e para avançar nas conquistas destas pautas, a organização da categoria é fundamental.

“Em 2024 nós temos uma luta importante já no primeiro semestre, com a nossa data-base em maio, e nossa campanha salarial. Temos também que ampliar a implementação do piso salarial nacional do magistério nas redes municipais, avançar nas discussões sobre a atribuição de aulas e o impacto disso para a categoria em Mato Grosso e continuar na luta pelo fim do confisco dos 14% nos proventos dos aposentados”, destacou Valdeir.

Leia mais: Pesquisador do Inep aponta os desvios de finalidades da avaliação educacional

Também durante o encontro, os Coletivos de Combate ao Racismo, da Juventude e de Funcionários, do Sintep-MT se manifestaram. Assegurando que após o impacto causado pela pandemia de Covid-19, que desmobilizou as atividades, 2024 vai marcar a retomada efetiva destes núcleos dentro da entidade sindical.

Sintep-MT/Jadson Oliveira
Demandas da rede estadual e redes municipais são analisadas coletivamente

Também durante o Conselho, a questão Palestina e a ação de extermínio promovida por Israel na faixa de Gaza foi abordada, com os profissionais da educação aprovando ações de solidariedade ao povo palestino.

Confira as fotos no facebook do Sintep-MT