Conferências municipais de educação dão poder à população sobre o futuro da educação no país

Quem participa delibera defende o Sintep-MT para o enfrentamento aos boicotes nas etapas municipais da Conae-2024

Publicado: 26/10/2023 11:15 | Última modificação: 26/10/2023 11:15

Arte Jadson Oliveira

Os profissionais da educação da rede pública e privada, estudantes, pais, responsáveis, movimentos sociais e os gestores municipais em todo o território de Mato Grosso têm até o dia 29 de outubro para realizar as etapas municipais da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024. Esse debate irá fornecer subsídios para as etapas subsequentes da conferência, incluindo a nacional, e indicará o que a sociedade deseja para a educação nos próximos 10 anos.

A responsabilidade de organizar os debates recai inicialmente sobre as prefeituras, no entanto, a ausência de ação por parte das administrações municipais não deve impedir que a sociedade se mobilize e discuta o documento-base, inclusive em um formato virtual. A importância desse debate coletivo transcende as esferas dos prefeitos ou gestores atuais, pois as discussões, orientadas pelos sete eixos temáticos, irão levar para a esfera nacional as aspirações e perspectivas para a criação de um Plano Nacional de Educação.

Sintep-MT/Francisco José
Dirigente estadual do Sintep-MT e da subsede de Várzea Grande, Maria Aparecida Cortez

De acordo com Maria Aparecida Cortez, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) e da subsede no município de Várzea Grande, os trabalhadores da educação em cada município devem liderar o debate para garantir sua representatividade nas etapas subsequentes, incluindo a conferência nacional. Ela ressalta que, em alguns lugares, o argumento da falta de recursos da prefeitura tem sido usado para impedir o debate. “A representatividade é fundamental, se a sociedade não participar, a conferência será só com o segmento governamental, que terá total influência na construção do projeto que afetará toda a população”, destacou.

Reprodução Prefeitura Municipal
Etapa municipal da Conae no Município de Aripuanã com mas de 300 participantes

Vitória

Um exemplo notável desse engajamento ocorreu em Aripuanã (1050 km de Cuiabá), no extremo oeste do estado, com uma população estimada em 23 mil habitantes. A comunidade aripuanense assegurou a realização da etapa municipal, que contou com a participação de mais de 300 pessoas, que se envolveram em grupos de trabalho para debater os sete eixos temáticos.Etapa

Reprodução Prefeitura Municipal
 Coordenadora da etapa municipal da Conae-Aripuanã, Professora mestre Lara Fernanda, ao fundo dirigente do Sintep/Aripuanã, professor JoãoVictor

A presidente do Fórum Municipal de Educação de Aripuanã e coordenadora da etapa municipal da Conae- 2024, destaca o descaso do governo estadual com a Conferência. Menciona que, mesmo depois de realizarem a etapa municipal, enfrentam a ausência de regulação da etapa regional sem sequer saber o número de delegados participantes.

Segundo a coordenadora, os profissionais das escolas estaduais não foram liberados para participar do debate municipal, mas a resistência superou o boicote e a participação coletiva foi determinante para superar os obstáculos.
Nas avaliações, foi constatado que a Conferência de 2024 ainda luta para implementar políticas que não se consolidaram no Plano Nacional de Educação de 2014. Essas políticas incluem a implementação do Sistema Nacional de Educação, uma política de valorização profissional satisfatória e um projeto de educação popular para os próximos dez anos, alinhado com princípios humanistas e constitucionais. Essa luta está em oposição à visão empresarial e privatizadora que tem contribuído para o desmantelamento da educação pública no país.

Todas as informações necessárias, materiais e orientação de apoio para o debate acontecer no seu município foram disponibilizados pelo FNE. Acesse os conteúdos abaixo e confira os webinários sobre os sete eixos temáticos

- Documento Referência
- Regimento Geral Conae 2024