Comunidade escolar em Jaciara elege diretores de nove unidades escolares

Processo democrático realizado pela Prefeitura é feito com acompanhamento e participação dos profissionais da educação, desde 2001

Publicado: 09/11/2021 12:53 | Última modificação: 09/11/2021 12:53

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT

Sintep/Jaciara
A escolha do/a diretor/a da escola é direito da comunidade escolar.

Com quase 100% de votos do colégio eleitoral, as nove escolas e Centro de Educação Infantil da rede municipal de Jaciara (144 km da capital) elegeu para gestão 2022/2023, novos diretores escolares. O processo eleitoral ocorrido segunda-feira (08/11), reuniu cerca de 1.400 representantes da comunidade escolar, aptos a votarem. Na oportunidade exerceram o direito de escolha dos gestores escolares, conforme assegurado na Lei Municipal nº 859/2001, que trata da Gestão Democrática no município.

O município de Jaciara executa o processo eleitoral de diretores de escolas, estabelecido na Lei de Gestão Democrática aprovada três anos depois da rede estadual (Lei 7040/98). Os prefeitos, desde então, cumprem a Lei, diferente do atual governo Mauro Mendes, na rede estadual.

Eleitor confirmando o nome na lista de eleitores da escola

O respeito à Gestão Democrática é reafirmado na vontade política do executivo municipal, com a colaboração e atuação dos profissionais da educação. “Nós conquistamos inclusive o direito de escolher a secretária de Educação. A prefeita Andreia Vagner nos apresentou dois nomes e os trabalhadores da educação escolheram”, destacou a presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), em Jaciara, Ester Assalin.

Segundo a dirigente sindical, a construção das políticas educacionais no município tem caminhado com as defesas dos trabalhadores da educação, inclusive com a participação dos profissionais em comissões que deliberam sobre as portarias e normativas da rede municipal de educação. Contudo esclarece, “mantermos nossas lutas”.

“Esperamos que a discussão em prol da qualidade da educação se amplie, até mesmo para impedir que ações arbitrárias como a municipalização de matrículas imposta pelo decreto 723/2020, do governo Mauro Mendes, não se implemente no município. E mais, que tenhamos avanços na negociação da nossa recomposição salarial (RGA) e avanços na readequação do Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS)”, conclui a dirigente.

Confira o nome dos/as diretores/as eleitos/as por escola e o percentual de participação