Coletivos de formação debaterão os desafios da organização da Classe Trabalhadora

A VII Edição do Encontro de Formação Sindical realizado pelos Coletivos de Formação da CUT-MT e do Sintep-MT, vai promover reflexões sobre os desafios da Formação Sindical e organização dos trabalhadores para o próximo período.

Publicado: 12/11/2021 18:39 | Última modificação: 12/11/2021 18:39

Escrito por: Assessoria/CUT-MT

CUT-MT

A sétima edição do Encontro de Formação promovido pelos Coletivos de Formação da Central Única dos Trabalhadores em Mato Grosso (CUT-MT) e do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep-MT) visa fortalecer as ações do Coletivo, incluindo todos os sindicatos da sua base. A ideia do encontro é planejar ações com foco na consolidação da rede de formação da CUT e o empoderamento dos trabalhadores contra a retirada de direitos e o desmonte dos serviços públicos no Brasil.

Valdeir Pereira, Presidente do Sintep-MT

Previsto para ser realizado nos dias 19, 20 e 21 de novembro, na nova sede da CUT em Mato Grosso, localizada na Rua São Benedito, nº 874, bairro Areão em Cuiabá, o Encontro é destinado a todos os trabalhadores e trabalhadoras dos Sindicatos de Base da Central Única dos Trabalhadores, que integram a rede de formação da CUT e também aos dirigentes da Direção da Central. Importante ressaltar que essa atividade foi construída a partir dos encaminhamentos e debates feito pelo coletivo de Formação.
O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, destacou a importância desse tipo de formação. “Nós enquanto entidade de base ligada à CUT, e como Coletivo de Formação, entendemos que o momento pede esse tipo de organização, afim de traçar nossas defesas contra os ataques que temos sofrido tanto por parte do governo federal, quanto estadual”, disse.

Para Guelda Andrade, Secretária Geral da CUT-MT, esse encontro colocará “à mesa” o desafio que temos pela frente para reverter este cenário político desastroso que estamos vivendo. “Temos um presidente totalmente insensível e desumano, que não tem respeito pela nação e nem projeto de sociedade que contemple as demandas do povo brasileiro. Então, precisamos debater como vamos nos organizar enquanto classe trabalhadora para resistir e enfrentar, os ataques diários que temos vivido, além de garantir políticas públicas para quem precisa? Este momento de reflexão é fundamental, considerando que 95% do público dessa atividade são educadores, formadores de opinião e possuem um papel fundamental na sociedade”, disse Guelda.

Henrique Lopes, Presidente da CUT-MT

O presidente da CUT-MT, Henrique Lopes, destaca que esse tipo de formação surge a partir de um desafio as entidades que representam os trabalhadores em “construir perspectivas de orientação, que responda aos desafios da luta diária, levada pela conjuntura e que transmita coragem, sabedoria, ousadia e o sonho de unidades da Classe Trabalhadora. “Estamos em um período onde muitos direitos, conquistados a partir de muito suor, luta e lágrimas, podem simplesmente desaparecer do dia para noite com o pacote de reformas proposto por esse governo que odeia os mais pobres. Diante dessa triste realidade, mais do que nunca, precisamos estar mobilizados e desenvolver entre todos que compreendem a classe trabalhadora essa consciência de classe”, disse Henrique.

O Secretário de Formação Sindical da CUT-MT, João Eudes da Anunciação, ressalta que serão três dias de encontro com diversas atividades. “O Encontro começa no dia 19, à noite e vai até o domingo. Na programação teremos conjunturas, painéis, debates e oficinas, como a que envolve o projeto ‘brigadas digitais da CUT, então, com certeza, será muito proveitoso’”, disse Eudes.

João Eudes da Anunciação,Secretário de Formação Sindical da CUT-MT