Coletivo de Mulheres do Sintep-MT apoia manifesto fora Cattani

Mobilização pede cassação do deputado por falta de decoro, ao desumanizar as mulheres em fala misógina e preconceituosa

Publicado: 07/06/2023 19:03 | Última modificação: 07/06/2023 19:03

Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Grupos de defesa dos direitos humanos e de mulheres, com participação de integrantes do coletivo de Mulheres do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), participaram na manhã desta quarta-feira (07/06) de protesto no plenário das deliberações da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O objetivo foi cobrar o afastamento do deputado Gilberto Cattani (PL), membro da Comissão de Defesa de Direitos Humanos, por falta de decoro.

Na sessão plenária de 17 de maio, o parlamentar bolsonarista fez um pronunciamento misógino e violento, ao comparar a gestação feminina a de vacas. Diante de protestos de vários segmentos, incluindo da única mulher no parlamento estadual, a deputada Janaina Riva, apresentou-se pedido de abertura para investigação pela Comissão de Ética do legislativo, além de representações pela Ordem dos Advogados do Brasil e a Defensoria Pública Estadual.

Desde o pronunciamento, agravado por um vídeo, feito pelo deputado nas semanas seguintes, em que pede desculpas pela fala às vacas por tê-las comparado às feministas, circulou uma petição de repúdio com o pedido de cassação do mandato do deputado, assinado por mulheres de todo o estado.  A revolta levou a organização do protesto desta quarta-feira, reafirmando o pedido de cassação.

Durante o ato de repúdio, as ativistas dos direitos humanos e femininos se depararam com um outro movimento paralelo, pró-Cattani, composto também por mulheres, da base eleitoral do parlamentar. A disputa acirrada nas galerias.

Para a dirigente sindical e integrante do coletivo de mulheres do Sintep-MT, Maria Luiza Zanirato, a participação no protesto se deve ao fato do parlamentar, ao se posicionar contra o aborto, desumanizou as mulheres, pedindo desculpas para as vacas de sua propriedade, que segundo ele, seriam melhores que as feministas.  “Como parlamentar, não representa a sociedade de homens e mulheres, e precisa ser afastado tanto da comissão de direitos humanos como da própria Assembleia Legislativa”, afirmou.

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, esteve presente no ato, e acompanhou a mobilização em apoio a categoria de trabalhadores da educação, a qual é composta por 82% de mulheres.