Coletivo de Formação traz experiências exitosas que fortalecem ambiente de trabalho
Encontro prioriza a socialização de práticas sindicais e reforça a importância da formação contínua como estratégia de mobilização
Publicado: 21/07/2025 10:34 | Última modificação: 21/07/2025 10:34
Escrito por: CNTE

O Coletivo de Formação da CNTE promoveu um espaço de troca de experiências entre os sindicatos, avaliando as ações desenvolvidas nos últimos três anos. O objetivo foi identificar boas práticas, compartilhar vivências e fortalecer a organização sindical com foco nos locais de trabalho. O evento integrou a programação do Encontro de Coletivos da CNTE, realizado nos dias 17 e 18 de julho na capital pernambucana.
Coordenado pela secretária de Formação da CNTE, Marta Vanelli, o coletivo optou por não trazer palestrantes nesta edição, priorizando a escuta e a socialização entre os participantes. A proposta foi debater como as experiências locais podem ser adaptadas e aplicadas em outros contextos, ampliando o alcance das ações formativas.
“O que nós queremos é incentivar e motivar os sindicatos a investirem na organização por local de trabalho, formando o representante da escola. É lá, no chão da escola, onde acontece o maior embate educacional. Precisamos formar essa liderança sindical dentro da escola para fortalecer nossa representação”, avaliou Marta Vanelli.
Os diretores do Sindiute-CE, Gardênia Baima e John Weyne Maia, compartilharam a experiência do sindicato cearense, que tem priorizado investimentos contínuos em formação. “Temos um orçamento mensal destinado exclusivamente à formação. Entendemos bem a diferença entre formação e informação. Nosso objetivo é envolver a categoria com atividades permanentes, garantindo a presença de um representante por escola”, explicou Gardenia.
John Weyne destacou o impacto direto das formações no fortalecimento da base sindical e na valorização profissional. “Talvez sejamos o sindicato com o maior índice de filiados do mundo, chegando a 98% de sindicalização. Isso reflete na qualidade da educação. As formações geram certificados que contribuem para a qualificação dos profissionais da educação”, afirmou.
“Vi aqui na reunião muitas experiências ricas no campo da formação sindical e vou levar para minha cidade as várias experiências contadas aqui em Recife", declarou Aldoir Kraemer, membro do Sinte SC.
O encontro foi marcado pelo fortalecimento coletivo da prática formativa como ferramenta política, pedagógica e estratégica no interior dos sindicatos da educação.