Coletivo da Pessoa com Deficiência: os desafios da inclusão nas escolas em pauta
O grupo, que se reuniu em Recife nos dias 17 e 18 de julho, pretende propor a criação de uma cartilha inclusiva
Publicado: 21/07/2025 10:45 | Última modificação: 21/07/2025 10:45
Escrito por: CNTE

Os desafios da inclusão de trabalhadores/as com deficiência no ambiente escolar foram pautados no Encontro de Coletivos da CNTE, realizado nos dias 17 e 18 de julho, no Recife, Pernambuco. O Coletivo da Pessoa com Deficiência promoveu discussões fundamentadas nos cadernos da Central Única dos Trabalhadores (CUT) sobre direito ao trabalho, lutas por direitos de profissionais com deficiência e cotas para pessoas com deficiência. Baseado nessas diretrizes, o grupo debateu sobre a acessibilidade e a equidade para trabalhadores com deficiência dentro do ambiente escolar e demais organizações da educação.

“O Encontro de Coletivos da CNTE foi um espaço extremamente importante para garantir a inclusão, participação e pensar nos desafios, inclusive, porque é muito difícil sanar a demanda de acessibilidade para quem não tem a mobilidade que nós temos. A partir desses cadernos construímos as principais pautas dos trabalhadores em educação para que seja garantida a acessibilidade a todos”, destacou Ivonete Cruz, coordenadora do Coletivo da Pessoa com Deficiência da CNTE.
Profissionais apresentaram suas vivências dentro do ambiente escolar. Eles propuseram uma otimização da comunicação sobre o tema inclusão. Como foi o caso da Coordenadora Nacional dos Trabalhadores com Deficiência da CUT, Karen Resende, que destacou a importância do uso de cartilhas como ferramentas de ação.
“Nós trouxemos a importância da comunicação através de cartilhas acessíveis, que dão possibilidade para pessoas com e sem deficiência terem acessos a conteúdos pertinentes às PCDs. Foi um evento maravilhoso. Contamos com vários trabalhadores e agora eles vão voltar para sua base para levar todas as informações que estiveram presentes aqui neste evento”, exemplificou.