CNTE aponta urgência na coleta de dados sobre a demanda do programa no país

Durante a reunião do Grupo de Trabalho do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário), realizada na última segunda-feira (13), a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do MEC foi designada a elaborar um censo quantitativo para mensurar a demanda do programa no país.

Publicado: 17/11/2023 14:27 | Última modificação: 17/11/2023 14:27

Escrito por: Redação/CNTE

Reprodução

Com a ausência do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) na reunião do GT, responsável apresentação dos dados, a secretária de Assuntos Educacionais da CNTE e membro titular no GT, Guelda Andrade, reforçou a necessidade de se realizar a pesquisa com urgência, possibilitando o retorno dos resultados já no dia 11 de dezembro.

Neste trabalho, a CNTE, juntamente com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), serão responsáveis pela mobilização de estados e municípios na aplicação e coleta de resultados do instrumento.

“O tempo é curto e corrido. Para isso, nós contamos com o apoio dos estados e municípios, além de todos os sindicatos filiados à CNTE, para se ter um número de demanda mais próximo do real e já iniciarmos a formação com máxima urgência”, ela reforça.

Reprodução
Guelda Andrade, secretária de Assuntos Educacionais da CNTE

Atualização dos materiais

Outro destaque apontado pelo GT foi relacionado ao plano de revisão dos materiais pedagógicos para a retomada do programa Profuncionário. De acordo com Guelda, a partir da antiga versão dos materiais, terá de ser feita uma atualização e a produção de materiais novos e mais diversos.

“Precisamos de um material específico para atuação do profissional de multimídia didático. Agora, com a previsão dos laboratórios de ciências, matemática e informática serem obrigatórios, teremos que aprofundar o conhecimento desses profissionais para que eles possam atuar nesses diferentes locais”, menciona.

“Porém, para tornar esse atendimento possível, essa demanda tem que ser um dever de estado, e não permanecer apenas como um programa do Governo Federal”, finaliza.

Calendário de reuniões

Os próximos encontros do GT neste ano estão marcados para acontecer nos dias 27 de novembro e 11 de dezembro. Além disso, outros três encontros para o próximo ano também estão previstos, nas seguintes datas: 15 de janeiro, 5 e 19 de fevereiro de 2024.